Acontece nesta sexta-feira, 1º de dezembro, o 12º Simpósio do Produtor de Conilon, a partir das 7h30, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Campus de São Mateus.
Durante o evento serão apresentados trabalhos relacionados ao café conilon de forma oral. Ao todo, foram inscritos 54 resumos de todo Brasil e de Portugal, que serão publicados e disponibilizados para toda sociedade.
Durante as palestras serão abordados assuntos que vão desde o empreendedorismo rural, questões trabalhistas, colheita, qualidade do café, entre outros. Três cafeicultores da região também serão homenageados.
De acordo com Fábio Luiz Partelli, coordenador geral do evento e professor da Ufes, a cafeicultura passou por transformações significativas nas últimas duas décadas, impulsionadas pela adoção de novas tecnologias e por isso o simpósio é importante, além de ser um momento de interação entre os participantes.
“Nestas últimas duas décadas, testemunhamos uma série de mudanças importantes na cafeicultura. Durante as décadas de 90 e 2000, observamos avanços que vão desde a propagação vegetativa até o melhoramento genético, o adensamento das plantas, a adoção da irrigação e medidas fitossanitárias. A seleção criteriosa de plantas superiores, aliada a outras técnicas integradas em um pacote tecnológico, como a adubação equilibrada, resultou em ganhos de produtividade. Além disso, aproveitamos o momento para rever amigos, interagir e adquirir mais conhecimento”, conclui Partelli.
Ouça a entrevista completa com Fábio Luiz Partelli:
Para os interessados que ainda não se inscreveram, ainda dá tempo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://cafeconilon.com/simposio-do-produtor. O cadastramento de pessoas também será realizado no momento do evento.