O ano de 2022 começou com o policiamento reforçado na cidade de São Gabriel da Palha. Segundo o Comandante da 2ª Cia / 2º BPM, Cap QOCPM Cleiton José Brito, além das modalidades já existentes, como a Ronda Ostensiva (RO), a Ronda Interativa (RI) e o patrulhamento tático motorizado realizado pelos militares da Força Tática (FT), também foram implantadas a equipe de Motopatrulha e a guarnição da Patrulha rural.
“O patrulhamento em viatura tipo motocicleta está em atuação na cidade, desde o final do ano passado e já tem surtido efeito com o aumento da presença policial, principalmente na área comercial e em especial nas galerias, locais onde o policiamento em viaturas de quatro rodas tem dificuldade de atuar”.
O policiamento rural também foi intensificado com a criação de uma guarnição exclusiva para trabalhar nas localidades do interior. “Assim, espera-se reforçar as ações e operações da Polícia Militar nas áreas rurais e contribuir para o crescimento da sensação de segurança das comunidades atendidas”.
Ainda de acordo com o oficial, o Governo do Estado de maneira inédita, incluiu vários municípios do interior do ES na tradicional “Operação Verão”, planejamento que além do reforço nas atividades de policiamento nos balneários e pontos turísticos das cidades litorâneas, passou a atender as atrações dos municípios do interior, como cachoeiras, lagoas, pesque e pagues, entre outras.
O capitão enfatizou que “As cidades do interior, como o município de São Gabriel da Palha, além de deixarem de encaminhar policiais para as áreas litorâneas passaram a ter um incremento em seu efetivo diário com o pagamento de escalas de serviço indenizadas (ISEO), durante o período de folga, para os militares que já trabalham no município. Esta política valoriza o efetivo local, servidores que conhecem a sua realidade, bem como potencializa as ações de policiamento, principalmente no período noturno e nos finais de semana”, finalizou.