A 2° Feira de Agronegócios da Cooabriel, promovida pela Cooabriel, Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel, começa nesta quinta-feira (28) e vai até sábado (30) e leva oportunidades e novas tecnologias aos produtores.
A feira será realizada no Córrego São Gabriel, ao lado do complexo de armazéns da Cooabriel, que fica localizado na Rodovia ES-137, em São Gabriel da Palha. A entrada do evento é franca para visitação.
Estarão presentes na feira cooperados da Cooabriel e familiares, produtores da região, pesquisadores, estudantes do agronegócio, empresas fornecedoras de máquinas, equipamentos e insumos, bancos e instituições de fomento à agricultura, órgãos públicos de fomento ao desenvolvimento econômico e de pesquisas.
O ambiente de exposição conta com cerca de 60 empresas que levarão para a feira linhas de fertilizantes, defensivos e foliares, máquinas de beneficiamento de café e outros implementos agrícolas, tecnologias de aplicação, equipamentos de irrigação, energia solar, além de empresas de veículos e tratores, monomotores, drones pulverizadores, maquinários de grande porte, instituições de crédito e de tecnologia de inovação.
O Centro de negócios conta com identificação das 16 lojas da Cooabriel do Espírito Santo e da Bahia, além de estandes com cerca de 60 fornecedores e seis agências financeiras: Sicoob, Sicredi, Banco do Brasil, Bradesco, Cresol e Banestes.
“Estamos preparados para receber o público. Os expositores estão concentrando sua preocupação em demonstrar as tecnologias que visem auxiliar os produtores a conduzirem suas atividades com redução de mão de obra, um dos desafios do campo. A mecanização, a automação é uma realidade, bem como o agro 4.0 que já bateu na porta. Além do mais, nesta feira 2022 temos uma quantidade maior de engenheiros e técnicos para orientar os produtores. Antes de fazer negócios haverá um profissional para orientá-lo e as empresas expositoras estão reunindo no local seus melhores técnicos para o Espírito Santo. O propósito da feira é fazer com que o produtor tenha conhecimento para tomar as melhores decisões”, afirmou o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi.
Entrevistas
Luiz Carlos Bastianello, Presidente da Cooabriel
Onivaldo Lorenzoni, Vice-presidente da Cooabriel
Jonathan Rondelli, Secretário da Cooabriel
Carlos Augusto Pandolfi, Superintendente da Cooabriel
Record Histórico
A 2° Feira de Agronegócios da Cooabriel começou apresentando um resultado histórico da cooperativa.
Com 1,8 milhões de sacas, a Cooabriel alcança sua meta e anuncia seu novo recorde de recepção de sacas conquistado nesta data. O volume é resultado da soma de recepção da safra de seus cooperados em todas as 12 unidades armazenadoras da Cooabriel no Espírito Santo e na Bahia.
No ano de 2021 a Cooabriel fechou o exercício com a recepção de 1.534.981 sacas (60kg). O maior volume recebido aconteceu em 2019, com 1.676.437 sacas(60kg).
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, anunciou o novo recorde de recepção durante a abertura da feira. Na mesma ocasião, também foi celebrada a superação de R$ 1 bilhão de faturamento bruto pela Cooabriel.
“Temos inúmeros motivos para comemorar. Estamos na segunda edição da feira e tudo está de acordo com o esperado Ultrapassamos R$ 1 bilhão em faturamento e chegamos a meta de recepção de café. Estamos comemorando. Quero deixar agradecimento a todos que confiam no trabalho da Cooabriel”, disse.
O gerente corporativo de Armazéns da Cooabriel, José Carlos de Azevedo, também comemorou a conquista: “Estamos celebrando esse resultado com muito orgulho pela confiança dos cooperados para com nossa cooperativa. O mérito é dos nosso cooperados. Mas, registro um agradecimento a toda equipe da Cooabriel,em especial, dos armazéns nos dois estados, que se empenharam junto aos cooperados para o alcance desta importante meta e atendimento diferenciado. Este também é o resultado do suporte em estruturas revitalizadas no sistema de armazenamento da Cooabriel”, afirmou.
A Cooabriel
A Cooabriel que tem quase 59 anos de atuação no ramo do agronegócio nasceu em São Gabriel da Palha em 1963, no mesmo ano da emancipação do município, considerado o berço do café conilon do Brasil.
A cooperativa iniciou suas atividades (1963) a partir de um setor de consumo (mercearia para atender os produtores em itens de necessidades básicas) em uma casa no centro de São Gabriel da Palha (onde hoje é a sede administrativa). Em seguida foi trabalhando com café (no início foi café bourbon, variedade arábica).
O café conilon entra na vida da Cooabriel e dos agricultores de São Gabriel da Palha e da região devido à crise de erradicação do café no Brasil, que acontecia em meados da década de 60. Desde então, a cooperativa abraçou a causa e trabalha com a variedade, com soluções e suporte à atividade dos cooperados para a busca da eficiência produtiva, aliando tecnologia x sustentabilidade.
A Cooabriel oferece a seu cooperado suporte do plantio ao mercado. Todas as ações, são alinhadas para ampliar e melhorar cada vez mais a prestação de serviços e oferecer grande suporte à atividade das famílias produtoras.