O 5º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo está realizando operações diárias de trânsito em Aracruz, com o objetivo de fiscalizar motocicletas barulhentas que utilizam descarga livre.
Desde o início de maio, a ação vem sendo intensificada e, até o momento, já foram abordadas mais de 70 motocicletas, sendo que 11 foram guinchadas e 20 autuações foram confeccionadas por conduzir motocicleta com descarga livre ou defeituosa.
De acordo com o Tenente Coronel Crema, comandante do 5° BPM, essas operações de trânsito com foco na fiscalização de motos barulhentas serão realizadas diariamente, com o objetivo de garantir o bem-estar da população de Aracruz e coibir ações irresponsáveis por parte de alguns motociclistas.
Segundo as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aqueles que forem flagrados utilizando motocicletas com descargas livres e barulhentas serão autuados e poderão responder criminalmente por perturbação do trabalho e sossego. Portanto, a orientação é para que todos que persistem com essas práticas irresponsáveis no trânsito regularizem suas motocicletas antes mesmo de serem abordados pela Polícia Militar, a fim de evitar autuações.
As operações de trânsito estão sendo bem recebidas pela população de Aracruz, que acredita que as ações da Polícia Militar são necessárias para garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos.
A expectativa é que a fiscalização intensiva de motocicletas barulhentas reduza os índices de acidentes de trânsito e perturbação do sossego na cidade.