A 6ª Festa da Cappitella, que ocorre em Nova Venécia entre os dias 22 e 25 de agosto, está em plena preparação e promete ser uma verdadeira celebração da cultura italiana. Com foco na imigração italiana, que completa 136 anos no município, o evento, organizado pela Associação da Festa da Cappitella (Afecapi), deverá servir mais de 25 toneladas de comidas da gastronomia italiana. A programação terá como ponto central a praça Adélio Lubiana, no bairro Beira Rio.
Entre as delícias que serão oferecidas, a produção destaca-se com cerca de 1 tonelada de capeletti, além de quantidades semelhantes de taiadela, polenta, linguiça e molhos, como bolonhesa e pomodoro. Para a confecção desses pratos, estima-se o uso de 600 kg de massa e 350 kg de recheio de peito de frango, complementados por queijo parmesão, presunto, 1,5 mil ovos caipiras e dois mil litros de caldo de galinha.
A programação promete atrair turistas de várias partes do estado com atrações como a Serenata Veneziana, que inclui um cortejo pelas ruas da cidade, e o tradicional desfile das famílias. Outras atividades marcantes são o Carrettino Della Cappitella, que exibe carros alegóricos, e uma missa italiana, reforçando as tradições italianas na região. Além disso, os festeiros poderão desfrutar de passeios de barco pelo rio Cricaré, o famoso Tombo da Polenta, apresentações de corais e de grupos folclóricos.
“Queremos ressaltar que, o evento não é somente uma festa, mas, é também um movimento, um projeto que traz como objetivo, enaltecer a cultura italiana no município e, fomentar a economia, já que a festa movimenta além da nossa praça de alimentação, os bares, hotéis, lojas, restaurantes, passando pelos artesãos e diversos outros segmentos”, disse a presidente da Afecapi, Carmen Pezzin.
O evento é viabilizado por recursos públicos do Governo do Espírito Santo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria da Cultura. Com um investimento significativo na promoção da cultura local, a 6ª Festa da Cappitella reafirma a importância da preservação das tradições de imigração e promete ser um marco nas festividades da cidade, celebrando a união da comunidade e a diversidade cultural.