Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Polícia (DP) de João Neiva, divulgou nesta terça-feira (8), que destruiu todas as armas de fogo, munições e acessórios apreendidos pela unidade desde 2017. A ação, realizada na última quarta-feira (2), foi possível após uma decisão judicial favorável, com parecer positivo do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
A destruição ocorreu no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, em Vila Velha. Foram destruídas 73 armas de fogo, incluindo pistolas, revólveres, espingardas, carabinas e submetralhadoras. Além disso, centenas de munições e acessórios de diversos calibres também foram inutilizados.
“Numa única decisão, o magistrado autorizou a destruição de todo o material balístico que tinha laudo, alguns itens haviam sido apreendidos em 2017. Essa medida é fundamental para garantir salubridade para os servidores que atuam nas atividades cartoriais e evita risco que armamentos apreendidos possam retornar às mãos de criminosos, reforçando o compromisso da PCES com a segurança pública” afirmou Leandro Barbosa, delegado titular da DP de João Neiva.
Com a destruição dos armamentos, a PCES demonstra seu empenho em combater a criminalidade e promover a segurança da população, garantindo que itens apreendidos não sejam reutilizados para fins ilícitos.