Um golpe usando a rede social Instagram tem feito muita gente perder dinheiro. Tudo começa com a invasão de uma conta do aplicativo. Logado no dispositivo, o golpista posta imagens nos stories de uma série de eletrônicos e eletrodomésticos com preços atrativos.
O texto postado fala que os produtos estão sendo vendidos por um terceiro, que vai mudar de país ou de estado, por isso não tem como levar os bens.
Conversando pelo Direct com o golpista, a pessoa acha que está falando com o dono da conta do Instagram. O golpista convence a pessoa a fazer uma transferência via Pix para garantir o produto, que “tem vários interessados”. A pessoa faz a transferência para a conta de um laranja, mas o produto não vai ser entregue.
Depois, mesmo fazendo boletim de ocorrência, fica muito difícil da polícia rastrear onde foi parar o dinheiro transferido via Pix.
A situação ainda pode provocar mais dor de cabeça para o proprietário da conta. Em alguns casos, o golpista troca a senha e pede resgate para devolver a conta do Instagram.
Nesse caso, o suporte da rede social deve ser avisado imediatamente. Em Nova Venécia, a professora aposentada, Penha Cimadon está sendo vitima desse crime, e pede aos amigos que não façam nenhum deposito porque não está vendendo nada. A conta foi hackeada.
Ouça a entrevista Penha Cimadon
Para não cair no golpe
- Ligue para a pessoa e confirme se ela está vendendo os eletrônicos
- Sempre desconfie de ofertas com preço muito abaixo do valor de mercado
- Peça fotos do produto além daquelas postas no Stories
- Pergunte sobre a nota fiscal do produto, que garante a procedência
- Sempre tenha cuidado antes de transferir dinheiro para a conta em nome de um desconhecido