A estrada de acesso ao distrito de Regência foi liberada para tráfego na manhã deste sábado (22) após um intenso trabalho de recuperação do trecho que é executado pela Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Obras. A estrada ficou alagada e precisou ser interditada em decorrência da cheia do rio Doce. A informação foi confirmada pelo vice-prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, que esteve visitando o distrito na manhã de hoje.
Bruno pontuou que os motoristas precisam ter atenção redobrada no trecho onde a água transbordou, próximo à Estação de Compressão da Petrobrás, onde passa apenas um veículo por vez já foi uma medida paliativa adotada pelo Município para garantir o ir e vir dos cidadãos ao distrito. Ele confirmou ainda que a coleta de lixo em Regência, que até então estava suspensa em decorrência do bloqueio da estada, já foi retomada também na manhã deste sábado.
Desde o início da semana uma força-tarefa da secretaria de Obras de Linhares atua nos principais trechos impactados pela enchente, sobretudo nas rodovias estaduais de acesso à Regência e Povoação, com serviços de patrolamento. O acesso à Povoação já havia sido liberado após máquinas da Prefeitura recuperarem o trecho.
A previsão é que as ações continuem na próxima semana, em trechos de outras regiões, como Degredo por exemplo, onde a água deve recuar. “Iniciamos os trabalhos assim que o nível do rio baixou, dando condições necessárias para a execução do plano de recuperação. Hoje trazemos essa importante notícia do acesso liberado à Regência. Nossas equipes atuam em várias frentes para que a população continue sendo assistida e tudo seja restabelecido o mais breve possível”, disse o vice-prefeito.
Bruno lembra que desde o início da cheia do rio Doce a Prefeitura presta toda a assistência às famílias impactadas como a criação de dois abrigos em ginásios municipais, atendimento médico e psicológico às pessoas desabrigadas, o envio de água, remédios e cestas básicas às famílias ilhadas nos distritos de Povoação e Regência, além do trabalho 24 horas da Defesa Civil Municipal.
Os serviços de recuperação de estradas integram um plano que visa melhorar a trafegabilidade nas regiões afetadas pela inundação do rio Doce, e que incluem ainda ações de roçagem, capina e operações tapa-buracos nas demais localidades de Linhares.
“São medidas estabelecidas pela força-tarefa mobilizada pela Prefeitura de Linhares desde o momento em que o rio começou a subir e atingir as comunidades ribeirinhas. Para sua execução, dependíamos exclusivamente que as condições climáticas favoráveis, o que foi possível nesta semana”, disse o secretário municipal de Obras, João Cléber Bianchi.
Além de os serviços que estão sendo executados no interior, as equipes da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos também estão empenhadas na limpeza do meio-fio e de valetas, desobstrução de bueiros, nos bairros do município.