A Justiça de São Paulo, neste domingo (13), converteu a prisão em flagrante do suspeito de matar um torcedor do Palmeiras, José Ribeiro Apóstolo Jr., em prisão preventiva.
A decisão foi tomada depois de o juiz realizar a análise do flagrante, que está substituindo audiências de custódia durante a pandemia.
José Ribeiro é agente penitenciário. A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), do governo do estado, informou que aguarda a decisão da Justiça na audiência de custódia para decidir se ele será afastado de suas funções.
O agente penitenciário atua na escolta de presos na capital e na região metropolitana e estava lotado na Penitenciária Feminina Sant’ Ana.
“A Secretaria da Administração Penitenciária esclarece que colabora com a investigação da Polícia Judiciária sobre o envolvimento de um Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária na morte de um torcedor do Palmeiras”, disse a SAP, em nota.
Em depoimento, José Ribeiro afirmou ter atirado “em legítima defesa”. Ele está sendo indiciado pela polícia por homicídio.
De acordo com o delegado Maurício Freire, da Divisão de Operações Especiais, José declarou que foi cercado por torcedores e, apesar de ter dito a eles que também é palmeirense, teve o celular arrancado das mãos.
O agente então teria corrido e mostrado algumas vezes que estava armado. Segundo o depoimento, José diz só ter atirado quando foi atacado pelos torcedores que o perseguiam.
Segundo o delegado afirmou em entrevista coletiva, foi identificada uma quadrilha de roubo de celulares nas imediações do estádio e outros torcedores realmente foram atrás do suspeito. O agente penitenciário tem porte e posse de arma.
O torcedor Dante Luiz Oliveira Rosa, de 42 anos, morreu após ser baleado na Rua Palestra Itália. Ele foi atingido na região do tórax, ficou em estado grave e foi encaminhado ao Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos.
A torcida Mancha Verde informou, em nota de pesar, o falecimento de Dante, que era membro da torcida e apaixonado pelo Palmeiras.
O corpo foi velado no Velório Municipal de Caieiras. O enterro aconteceu no Cemitério da Paz, também em Caieiras, nesta segunda-feira (14), às 9h da manhã.