O Cônsul Italiano, Sr. Paolo Miraglia Del Giudice, na companhia do Cônsul Honorário da Itália no Espírito Santo, Sr. Roger Gaggiato, esteve, na tarde desta sexta-feira (25), no distrito de Guaraná, para conhecer de perto os esforços dos descendentes que perpetuam a cultura e a história dos imigrantes ao longo dos 148 anos da imigração.
A recepção se deu na Praça São Cristóvão, que estava toda ornamentada com as cores italianas, bandeiras e flâmulas com os nomes das tradicionais famílias. Um grande tapete vermelho foi colocado para que os cônsules passassem cumprimentando os convidados.
Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do CMEB Mário Leal Silva com bandeirolas da Itália em mãos, e o Gruppo Di Ballo Nova Trento com suas músicas, também ajudaram a enfeitar e animar o evento.
O vice-presidente do Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz, Paulo Bottoni falando ao microfone, deu as boas-vindas. “É uma honra para nós recebê-los no nosso pequeno distrito, mas que tem um coração muito grande e acolhedor. Gostaríamos que os senhores verificassem nessas flâmulas os nomes das famílias que vieram da Itália para habitar esse município. Para dar força e reconhecimento, mantendo viva essa cultura, nós criamos o Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz. Fizemos nossa primeira festa em 2011 para nos congratularmos e comemorarmos, com um desfile na avenida e a presença de todas as famílias. Sejam bem-vindos!” disse.
Em seguida os cônsules puderam conhecer o Museu da Cultura Italiana – Casa da Cultura “Angélica Pandolfi”, onde também assistiram um vídeo com um compilado das festividades da Itália Unita. O Cônsul Paolo Miraglia Del Giudice agradeceu a receptividade, falou sobre sua primeira visita ao distrito e da importância de estreitar os laços cultuais.
“Muito obrigado a todos os presentes. Fiquei muito alegre e emocionado com a recepção dessa Itália fora da Itália. Não é fácil encontrar esse sentimento tão forte de pertencimento e italianidade bem preservada. Tudo isso preserva a memória e resgata as nossas raízes. Essa é minha primeira visita ao interior do Espírito Santo, onde pude conhecer tantas histórias lindas, como a primeira imigração da Itália do Brasil, o que é muito importante”, disse o Cônsul.
Paolo Miraglia também comentou o papel do Consulado italiano no Brasil. “Nosso consulado está à disposição para apoiar todas essas iniciativas de resgate da cultura, do idioma italiano nas escolas, além dos laços econômicos, comerciais e parcerias entre os países. Também temos lançado iniciativas para criar uma Câmara de Comércio Capixaba, pois há um potencial enorme para se desenvolver, como o turismo rural e a cultura do café ligada à história da imigração, o que pode ser um projeto para atrair o turismo sustentável e internacional, valorizando essa história”, completou.
Em nome do prefeito, o secretário Turismo e Cultura agradeceu a visita do Cônsul e falou da importância dos lanços entre os dois países.