Baixo Guandu recebe, a partir deste sábado (26), a 2.ª etapa do Campeonato Mundial de Parapente. O evento, que prossegue até o dia 2 de abril, conta com a participação de 130 pilotos de 29 países.
Nossa equipe de reportagem esteve presente na abertura do evento e mostrou as belezas da Rampa do Monjolo.
O evento, organizado pela Associação Capixaba de Voo Livre e com apoio da Secretaria Estadual de Esportes e da Prefeitura de Baixo Guandu, promete grandes emoções durante uma semana de competições.
O piloto capixaba Frank Brown, que está entre os brasileiros inscritos nesta etapa do mundial, explicou que a competição é uma das mais difíceis do mundo. “O campeonato mundial é um dos circuitos mais rígidos do parapente, pois para fazer parte o piloto tem que estar entre os melhores de cada país”, disse Brown.
A Rampa do Monjolo é considerada como uma das principais plataformas de voo livre do mundo pela infraestrutura e receptividade dos moradores aos competidores, pelas térmicas excelentes e por receber ventos do quadrante norte, o que garante ventos de frente para a rampa, essenciais para a prática do esporte.
Como chegar: A rampa fica localizada a 20 quilômetros do centro da cidade e quem quiser assistir de perto a decolagem dos pilotos pode se dirigir ao local, seguindo pela ES 446 sentido a Itaguaçu a partir do trevo de Baixo Guandu por cerca de 12 quilômetros, até chegar em uma bifurcação à direita (ponto de ônibus), em seguida mais 8 km de estrada de terra até à rampa.
Campeonato Mundial de Parapente 2022
- Local: Rampa do Monjolo
- Treino Oficial: 26/03/2022
- Competição: 27/03 a 02/04/2022
- Horário de subida: 09 horas
- Decolagens: A partir das 11h
Estrutura da Rampa
- Estacionamento
- Banheiros
- Lanchonete
- Área Coberta