Foi realizado na última terça-feira (12), com o patrocínio da Cooabriel, o “Debate Agro Especial Conilon”, em Linhares. O evento é uma realização da Campo Vivo Inteligência em Agronegócios, em parceria com o Centro do Comércio de Café de Vitória e o Grupo Técnico do Conilon.
O evento reuniu grandes especialistas, que premiaram os participantes com informações relevantes e grandes aprendizados sobre o café conilon.
O painel “Raiz e Grão” reuniu no debate especialistas que falaram sobre produção do café conilon e sustentabilidade. Dentro desse tema, o assunto sobre Melhoramento Genético foi com o pesquisador do Incaper, Paulo Sérgio Volpi; Fitossanidade com o pesquisador do Incaper e doutor em Fitopatologia, Inorbert de Melo Lima; Nutrição e irrigação foi debatido pelo engenheiro agrônomo Elídio Gama Torezani e Especialista em Irrigação e sobre Sustentabilidade foi conduzido pelo Engenheiro Agrônomo e Consultor da Plataforma Global do Café, Eduardo Sampaio,.
No painel chamado de “Xícara: tendências do mercado do conilon”, os debates foram ministrados por especialistas e lideranças em mercado do café, dialogando sobre o mercado, os desafios e oportunidades para o café conilon. Já o tema Mercado Externo foi ministrado pelo diretor geral do Cecafé, Marcos Antonio Matos. O tema Café Solúvel foi conduzido pelo Diretor de Relações Institucionais da Abic, Aguinaldo Lima. A temática Cafés Especiais teve a fala do Gerente de Inovação e Estratégia da Nutrade, Juan Gimenez.
Mediaram os painéis, o produtor e empresário rural, membro do Grupo Técnico do Conilon, Eduardo Bortolini e o presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, Marcio Cândido Ferreira.
Representaram a Cooabriel no evento, o coordenador de comercialização da Cooabriel, Kairo Rellis, e os profissionais da área de sustentabilidade, Lucas Bolsoni Breda e Sabrina Gobbi Scaldaferro.
“Foi uma honra participar do evento com temas tão importantes. Ouvimos especialistas das áreas de pesquisas agronômicas, tecnologias de produção e sustentabilidade que trouxeram novidades e desafios relacionados ao cultivo sustentável do café Conilon. Também foi enriquecedor acompanhar as discussões relacionadas a mercado de café, onde foi demonstrando o cenário atual, os potenciais do café Conilon, impactos e tendências globais que influenciam no mercado”, destacou Lucas.
“Os assuntos foram amplos, com importantes informações e aprendizados. O evento traçou um panorama das principais tecnologias do café, como a parte de melhoramento genético, controle de pragas, os cuidados e os desafios da produção. Na parte de mercado foram muito importantes as opiniões a respeito dos desafios da área de exportação, especialmente, as dificuldades provocadas pela crise logística. Outra importante questão debatida, foi sobre comercialização, onde reforçaram o conselho aos produtores para que conheçam os melhores momentos de venderem o café no sentido de buscarem equilibrar suas finanças dentro das grandes variações de preços do mercado”, finalizou Kairo.