Um vídeo circulou, nesta terça-feira (19), por diversos grupos de whatsapp, mostrando o interior da fábrica da Bracell, uma das líderes globais na produção de celulose solúvel, que fica no município de Lençóis Paulista, no interior do Estado de São Paulo.
No vídeo, um funcionário passa próximo a uma coluna e, aparentemente, fecha uma válvula de produção da fábrica. Ao ver a cena, a equipe de segurança da fábrica pede o bloqueio do hall por onde o funcionário sairia.
O funcionário foi retido pela segurança da fábrica e posteriormente detido pela Polícia Civil de SP. Segundo o setor de investigações da Delegacia de Polícia Civil de Lençóis Paulista, o indivíduo foi ouvido pelo delegado. Segundo o investigador, somente o delegado está autorizado a prestar informações.
Segundo informações obtidas por nossa equipe de reportagem, o funcionário que teria fechado a válvula seria um colaborador da Imetame Metalmecânica, empresa com sede em Aracruz.
O Imetame foi a empresa responsável pelas obras de ampliação da fábrica de celulose da Bracell. A obra da Bracell, em Lençóis Paulista-SP, é o maior projeto na história da Imetame em termos de toneladas montadas.
Em nota, a Imetame disse que o colaborador teria intencionalmente fechado a válvula. “O colaborador fechou intencionalmente uma válvula de uma fábrica de papel e celulose em São Paulo. Os motivos pelos quais ele tomou essa decisão, assim como a responsabilização civil e criminal estão em curso. O prejuízo gerado ainda é desconhecido.” disse a nota.
Perguntada sobre a demissão do colaborador e de sua possível prisão, a empresa disse que manterá sigilo sobre o caso. “Por questões confidenciais todas as tratativas estão sendo mantidas em sigilo.” disse a empresa.