Os dois resultados mais improváveis se consolidaram nos jogos de volta das semifinais do Campeonato Capixaba. As duas equipes que venceram o primeiro jogo, levaram a virada e foram desclassificadas da competição.
Na quarta-feira (20), o Vitória veio a Nova Venécia e em pleno Zenor Pedrosa Rocha venceu por 3 a 1 e garantiu uma das vagas para a final da competição. No primeiro jogo o Nova Venécia havia vencido por 2 a 1 e bastava um empate para que o Leão do Norte disputasse a inédita final do Capixabão Série A. Com o placar agregado de 4 a 3, o Vitória levou a melhor sobre o Nova Venécia.
O time da capital terá pela frente, na final, o atual campeão da competição: o Real Noroeste. O time de Águia Branca conseguiu um ótimo resultado nesta quinta-feira, dia 21, diante do Serra e garantiu a segunda vaga da final.
Em plena casa do Serra, o Real Noroeste devolveu o placar de 2 a 0, do jogo de ida, e nas penalidades máximas confirmou a classificação com uma vitória por 5 a 3.
As datas e os horários dos jogos das finais ainda serão confirmados pela Federação de Futebol, mas devem acontecer nas próximas duas quartas-feiras – 27 de abril e 4 de maio. Na ida, o mando de campo será do Vitória e a volta será do Real Noroeste.
Com as vagas na final, o Vitória e o Real Noroeste já garantiram um lugar na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023. O campeão Capixaba também jogará a Copa do Brasil no ano que vem.