As cidades de Fundão e Ibiraçu receberão dois contornos que desviarão o tráfego da BR-101. O trânsito passará por fora das cidades. No projeto de duplicação da BR-101 continuam em discussão contornos em Linhares e na Reserva Biológica de Sooretama.
A Eco101 informou, nesta terça-feira (26), que em 3 de novembro de 2021 o Ibama emitiu a Licença Prévia, processo iniciado pela empresa em 2013, com prazo de 180 dias para cumprimento das condicionantes ambientais do trecho entre Serra e João Neiva, além de solicitar estudos complementares de alternativas para o trecho da Rebio Sooretama e Contorno de Linhares.
Segundo a Eco 101, como forma de acelerar o processo, a concessionária desenvolveu os programas ambientais e deu entrada no último dia 17 de abril, no pedido de Licença de Instalação para as obras de duplicação entre João Neiva e Serra.
A Eco101 informou, ainda, que está finalizando o estudo de alternativa locacional solicitado pelo Ibama para avaliação de viabilidade para o restante do trecho, que será protocolado até o final de abril, conforme prazo estipulado pelo órgão ambiental.
O restante do Trecho Norte permanece em discussão, devido a impossibilidade de duplicação da rodovia no trecho que intercepta Reserva Biológica de Sooretama e o núcleo urbano do município de Linhares.