Na manhã deste sábado (30) uma simulação de resgate envolvendo múltiplas vítimas de acidente chamou a atenção de quem passou pela BR 342, que liga Nova Venécia a Vila Pavão, na altura da reta do bairro Aeroporto. O treinamento foi realizado pelo Corpo de Bombeiros e envolveu profissionais do Samu, Defesa Civil, Rede Cuidar, Polícia Militar, Polícia Civil e outros órgãos de atendimentos a ocorrências.
Além da participação dos atores e profissionais de resgate, o exercício simulou um acidente envolvendo um ônibus, uma carreta e um veículo de passeio, onde dezenas de vítimas foram socorridas.
A simulação marcou o encerramento de um curso, aos mesmos profissionais envolvidos, que tiveram a oportunidade de ver na prática tudo aquilo que aprenderam após um dia inteiro de palestras e aulas teóricas. Na ocasião, foi colocado na prática o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), avaliando o quadro clínico das vítimas que são atendidas de acordo com o grau de prioridade.
De acordo com o comandante da 2º Companhia do Corpo de Bombeiros em Nova Venécia, Cássio Lucas da Mata, a ideia é capacitar os profissionais para ocorrências do tipo complexa, que fogem dos atendimentos corriqueiros dos órgãos de resgate.
“São ocorrências que envolvem múltiplas vítimas e que não nos deparamos no dia a dia. Não é uma ocorrência muito comum, porque supera nossa capacidade de resposta, por isso, foi preciso trabalhar em conjunto com outros órgãos para atuarmos com propósito único, nos grandes incidentes”, disse da Mata.
Ouça a entrevista com o comandante da 2º Companhia do Corpo de Bombeiros em Nova Venécia, Cássio Lucas da Mata