A Prefeitura de Aracruz informou, nesta sexta-feira (27), que houve um aumento de 75% nos atendimentos realizados nas Unidades de Saúde e UPAs de crianças com síndrome gripal, inclusive com casos de internação.
De março até hoje, também houve um aumento de 15% dos casos de covid-19, principalmente no público jovem.
A Secretaria de Saúde informou ainda que segue vacinando a população do público-alvo da campanha com a vacina da Influenza e população em geral com a vacina da covid.
A semana tem início com a mobilização em todo Estado para a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.
No sábado (28), um novo dia “D” de mobilização acontece nas mais de 700 salas de vacinação nos 78 municípios do ES.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo, lembra que as doses de vacinas podem ser administradas de maneira simultânea, exceto para as crianças de 5 a 11 anos que, caso recebem a vacina da Covid-19, precisam aguardar 15 dias para receber outra vacina do calendário de vacinação.
Os pais e responsáveis devem levar a carteira de vacinação dos filhos para que os profissionais possam verificar se há doses a serem atualizadas.
Além disso, o Estado também tem disponibilizado a vacina contra meningite C para adolescentes de 13 a 19 anos ainda não imunizados na adolescência.
Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, há cinco semanas o estado vem verificando o aumento de casos de covid, mas esse aumento não reflete em uma alta nas internações e nem nos óbitos..
Por causa disso, o subsecretário disse que a recomendação da secretaria é a do uso de máscaras, principalmente entre pessoas que, por conta de alguma vulnerabilidade, se tornam mais suscetíveis a infecções mais graves.