De 25 e 26 de maio, as equipes da consultoria técnica e de sustentabilidade da Cooabriel participaram de treinamento para aprimoramento técnico junto à equipe de profissionais da Plataforma Global do Café.
Ao todo, 36 profissionais da Cooabriel participaram e mais sete pessoas de empresas que assim como a Cooabriel são membros da Plataforma Global do Café.
O treinamento ocorreu em São Gabriel da Palha, de forma teórica e prática e foram discutidos temas voltados ao Monitoramento Integrado de Pragas e Tecnologias de Aplicação de Defensivos a campo.
O coordenador de sustentabilidade da Cooabriel, Lucas Breda falou da importância do conhecimento a ser compartilhado com os produtores.
“Com o propósito de ampliar conhecimento e levar informações aos produtores, os treinamentos aconteceram alinhado ao projeto da GCP, na temática: Uso Racional de Agroquímicos”, disse.
Os instrutores foram: o professor e engenheiro agrônomo, Sérgio Benvenga (Inspecta) e do engenheiro agrônomo, Luis Cesar Pio (Herbicat).
O treinamento teve o acompanhamento do Engenheiro Agrônomo (Consultor Plataforma Global do Café) Eduardo Sampaio.
Ele destacou que os temas foram muito importantes para a evolução do café conilon a nível mundial. “Estamos chegando aos níveis do Vietnã. Daqui a pouco o Brasil terá 20 milhões de sacas e o robusta vai dividir um bom espaço com arábica nessa conquista. O Brasil será protagonista de uma nova mudança com bem estar econômico e ambientalmente correto. Os capixabas já estão fazendo isso”, disse.
A gerente de exportação e sustentabilidade da Cooabriel, Renata Vaz, ressalta que as capacitações fazem parte do projeto de ações coletivas da GCP. “Com certeza os treinamentos seguem todos os requisitos do Currículo de Sustentabilidade da GCP. A ideia é criar multiplicadores de boas práticas no campo, por isso, o envolvimento da equipe técnica é de fundamental e significativa importância para alcançarmos estas melhorias. Portanto, estes treinamentos vêm aprimorar técnicas e aderir novos conhecimentos para serem replicados juntos aos produtores”, finalizou.