Suzano formaliza parceria com 12 instituições para desenvolver projetos de geração de renda

A parceria envolve organizações de seis municípios capixabas e o objetivo é contribuir para retirar mais de 850 pessoas da linha de pobreza apenas este ano

Em linha com o seu compromisso de, até 2030, contribuir para retirar da linha de pobreza 200 mil pessoas em suas áreas de atuação, a Suzano formalizou parceria com 12 organizações de seis municípios capixabas, visando desenvolver projetos de geração de renda financiados e coordenados pela empresa. O Termo de Cooperação com esta finalidade foi firmado recentemente com instituições dos municípios de Aracruz, Fundão, João Neiva, Ibiraçu, Serra e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

As instituições desenvolvem atividades que incluem produção de mel, coleta de sementes nativas, agricultura familiar, agroindústria caseira, triagem e reaproveitamento de materiais recicláveis e artesanato. A Suzano vai destinar quase R$ 800 mil para financiar ações de capacitação e fortalecimento das redes de comercialização, além de incentivar o empreendedorismo entre as comunidades, com enfoque especial no público jovem e em mulheres.

As instituições contempladas são as Associações de Catadores de Materiais Recicláveis de Aracruz (Recicle), Ibiraçu (Ascomçu) e Cachoeiro de Itapemirim (Ascomirim), o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis de João Neiva (CTJON), Associação Apícola da Região de Ibiraçu (Apisa), Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, Associação Menino Jesus (AMJ), Criarte, Cufa/ES (Associação Cultural, Social e Esportiva), Projeto Crubixá José Homem Justo e Instituto Nós Mulheres.

Gerson Peixoto, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano, explica que o objetivo é, até o final de 2022, cadastrar 925 participantes nos projetos apoiados, contemplando 2.814 pessoas (participantes e respectivos familiares). “Com o apoio às instituições locais, buscamos contribuir para fomentar a geração de renda a partir do empreendedorismo, exercitando o direcionador de gestão da Suzano de gerar e compartilhar valor”, salienta ele. Com iniciativas como esta, a Suzano busca contribuir para mudar para melhor a realidade nos territórios onde a empresa está inserida.

A presidente da Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, Pollyanny Siqueira Silva Santos, que é uma das instituições contempladas com o apoio da Suzano, destaca a importância dessa parceria para incentivar o empreendedorismo local. O projeto conta com o Ateliê Social Arte (ASA), que já produz diversos artigos e vai reaproveitar uniformes descartados pela empresa para fazer artesanato (bolsas, ecobags, necessaire e outros), contemplando 25 mulheres. Em outra frente, o apoio da Suzano também viabilizará cursos de capacitação sobre corte de cabelo para jovens com idade entre 18 e 20 anos atendidos no Projeto Anjo. A Associação tem sede em Ibiraçu e atua também em João Neiva e Aracruz.

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 12 fábricas em operação no Brasil, incluindo a joint operation Veracel.

Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br