Dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo emérito da Arquidiocese de Vitória, faleceu, no inicio da tarde desta terça-feira (23), aos 80 anos.
Dom Luiz que era diabético e teve complicações hepáticas que o levaram à internação hospitalar, onde permaneceu desde 9 de julho.
O velório acontecerá na Catedral de Vitória, nesta quarta-feira (24), das 9h às 21 horas. A primeira missa de corpo presente será às 10h e as demais serão ao 12h, 14h, 16h, 18h e 20h.
Na quinta-feira (25), acontecerão missas às 6h, 8h e às 10h sendo esta última missa exequial presidida pelo arcebispo dom Dario Campos. Em seguida será o sepultamento na cripta da Igreja Mãe, na Catedral.
Nascido em 1942 em Pouso Alto, dom Luiz era religioso da Congregação Sagrados Corações. Foi nomeado bispo em 1986 para a diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde permaneceu até 2002 quando foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Vitória.
Tornou-se emérito em novembro de 2018 e permaneceu residindo na Arquidiocese de Vitória, exercendo algumas atividades religiosas.
“Agradecemos a Deus vida de entrega de dom Luiz à Igreja e por todos os anos dedicados à evangelização e ao pastoreio. Rezamos e convidamos todos a rezarem para que Deus o acolha em seu Reino. Aos familiares, parentes e amigos, particularmente aqueles que acompanharam dom Luiz durante a internação, dom Dario Campos, arcebispo de Vitória, dom Andherson Franklin, bispo auxiliar e os fiéis de toda a Arquidiocese unem-se em oração e rezam por cada um neste momento de dor. Obrigada dom Luiz por sua entrega.” disse a arquidiocese de Vitória em nota.
A Diocese de São Mateus, através de seu bispo diocesano, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, e do seu bispo emérito, Dom Aldo Gerna, manifestou pesar e solidariedade ao senhor arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, ofm, ao senhor bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, todo o clero, religiosos(as), seminaristas, aos fiéis da Arquidiocese de Vitória e familiares, por ocasião do falecimento de seu Arcebispo Emérito, Dom Luiz Mancilha Vilela, sscc.
“Deus seja louvado pelo chamado e envio de Dom Luiz ao serviço da Igreja, de modo particular, à Igreja do Estado do Espírito Santo. Bendigamos ao Senhor por sua vida! Que seu legado continue a ressoar, inspirando os fiéis no anúncio e vivência do Evangelho. Que os frutos colhidos ao longo de sua vida se tornem novas sementes a serem lançadas no solo fértil da existência humana. Elevemos aos céus nossas orações de sufrágio em favor de sua alma: Dai-lhe, Senhor, o repouso eterno e brilhe para ele a Vossa luz! Dom Paulo Bosi Dal’Bó. Bispo Diocesano” disse a Nota da Diocese de São Mateus.