Com a morte da Rainha Elizabeth, aos 96 anos, o Reino Unido volta a ser comandado por um homem depois de 70 anos. Charles Philip Arthur George, assume o trono britânico aos 73 anos. A partir de agora será chamado de rei Charles 3°.
Com essa mudança, o hino da Inglaterra também mudará. Como a letra do hino que vigorava até a morte de Elizabeth citava “rainha” e também possuía várias concordâncias nominais no feminino, o texto é automaticamente ajustado, trocando “rainha” por “rei” assim como todas as concordâncias que derivam dessa alteração. A partir de agora, os primeiros 3 versos serão:
“Deus salve nosso gracioso rei
“Viva nosso nobre rei,
“Deus salve o rei”.
A palavra “rei” também passa a ser incluída no final do hino, assim como o pronome “ele”: “Que ele defenda nossas leis “E sempre nos dê motivo “De cantar com o coração e a voz “Deus salve o rei “Deus salve o rei”.
Quando a Inglaterra entrar em campo no próximo mês de novembro pela Copa do Mundo, o “God save the Queen” não mais se ouvirá. Os atletas, liderados pelo companheiro de clube de Richarlison, Harry Kane, entoarão “God save the King”.