O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores.
Por isso, como forma de agradecimento pela sua fidelidade, além de promoções especiais e descontos, é promovida a distribuição de brindes, bem como são feitos sorteios.
Um levantamento da empresa de suporte ao cliente Zendesk aponta que 61% dos clientes recorreriam a um concorrente após apenas uma experiência ruim. Se forem duas experiências negativas, 76% dos clientes não voltarão mais.
A pesquisa ainda mostra que o cliente procura um atendimento mais humanizado. Segundo o levantamento, 90% dos clientes afirmaram que gastarão mais com as empresas que personalizarem o atendimento que oferecem.
É justamente o bom atendimento ao cliente que faz a construção das relações com o consumidor.
O atendimento e a qualidade do suporte na jornada do cliente pode acelerar o crescimento de qualquer negócio. A Zendesk lista 10 dicas para melhorar o atendimento e fidelizar o cliente.
Valorize cada cliente
É indispensável que a empresa valorize cada cliente que entra em contato com a sua marca, independente se é um grande cliente ou um bem pequeno. Isso é importante porque quando o cliente é valorizado, ele acaba fidelizando, o que aumenta o Lifetime Value, que é o valor investido por ele ao longo do tempo que interage com a marca.
Seja transparente
Deixe claro o que você pode ou não fazer para solucionar o problema do cliente, para que não se crie expectativas sem a chance de alcançá-las, o que pode causar a decepção nele.
Ofereça um ambiente confortável
Seja em empresas físicas ou ambientes digitais, oferecer um espaço confortável para o cliente se estabelecer enquanto interage com a sua marca é essencial. O atendimento ao cliente começa quando ele entra na sua loja. Se nesse momento ele se sentir intimidado ou sem saber qual o próximo passo, a qualidade do atendimento já estará prejudicada.
Adote um atendimento humanizado
Atendimento humanizado é aquele que se porta como uma pessoa real e dá a oportunidade ao cliente de se conectar a um representante da marca. Usar uma linguagem clara, compreensível e empática é a base para elevar a qualidade do seu atendimento. Criar uma conexão com o cliente, desde a forma como você o atende, facilita a abertura do consumidor para o que você tem a dizer, mesmo que ele tenha entrado em contato com um problema ou uma postura negativa.
Esteja disponível e não o deixe esperando
Uma dica essencial para um bom atendimento ao cliente é deixar a sua marca sempre disponível. Isso envolve estar presente nas redes sociais e disponibilizar uma grande variedade de canais para que ele entre em contato. Além disso, evite deixar o cliente esperando por muito tempo, especialmente quando o atendimento personalizado já estiver em andamento, dessa forma você diminui o risco de perdê-lo.
Seja organizado e registre tudo
Mantenha um registro atualizado de todas as informações e interações do cliente. Contar com esse tipo de organização facilita a vida do atendente e melhora a qualidade geral do atendimento, pois garante a continuidade e atenção aos detalhes, tudo que um consumidor prioriza quando entra em contato com o suporte.
Antecipe o contato e faça atendimento pós-venda
Não espere uma reclamação surgir para entrar em contato e garantir a satisfação do cliente. Promover pesquisas de satisfação e atendimento pós-venda deve ser uma prioridade para garantir o bom atendimento ao cliente e evitar que ele desenvolva precocemente uma visão negativa da sua marca.
Tenha limites e não se sacrifique
Sabe aquele ditado “o cliente tem sempre razão”? Pois é, ele não é verdade. Em alguns pontos da vida da sua marca, é comum encontrar clientes que fazem solicitações exageradas, das quais eles não têm direitos e que seriam muito custosas para a empresa. Nesse caso, saiba quando dizer não e seja honesto com o consumidor e consigo mesmo.
Desenvolva sua equipe de atendimento
A penúltima dica para um bom atendimento ao cliente é bem simples: busque melhorar. Desenvolver sua equipe de suporte é sinônimo de qualidade no atendimento. Promova treinamentos, faça reuniões de feedback e busque soluções inteligentes para fortalecer o seu time.
Invista em tecnologia para preencher suas lacunas
Nossa dica final é investir em tecnologia para preencher lacunas internas, especialmente se a empresa conta com uma equipe reduzida para o atendimento ao cliente. Utilizar um software CRM, para gerenciar o relacionamento e registrar informações de clientes, além de chatbots e mecanismos de automação e autoatendimento, são formas de investir em qualidade e promover o seu crescimento.
Fonte: Folha Vitória