Os produtores do Polo BR 101, além do limão tahiti, agora vão cultivar a laranja da variedade pêra IAC.
A laranja é o segundo fruto introduzido ao Programa Municipal de Fruticultura, da Prefeitura de Linhares, que está em fase de expansão.
Ao todo, mais de 1,1 mil mudas foram entregues em lote único aos produtores selecionados em processo seletivo.
O produtor Josivan Vergna recebeu 550 mudas, e os produtores Geraldo Ginelli e Tarcisio Teixeira do Nascimento 275 unidades cada. Ao todo serão cultivados 2 hectares da fruta que tem previsão para daqui 2 anos iniciar uma produção mais significativa.
O produtor Josivan Vergna, de Baixo Quartel, comentou sobre a expectativa de atender o mercado consumidor da fruta que tem crescido muito.
“Ultimamente aumentou bastante o consumo na cidade e a expectativa é atender de imediato os clientes que já atendo que são os feirantes e supermercados, por exemplo. A laranja vem para agregar na variedade de produtos, para diversificar ainda mais a produção. Hoje entrego na cidade cana, abóbora, milho verde, aipim e limão. Nosso clima e topografia são bons para esses produtos, além da nossa logística e estradas também serem muito boas, o que facilita a entrega”, disse o produtor.
O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, destacou que o Município de Linhares tem dado continuidade à segunda fase do programa com o fomento de novas frutíferas.
“O Polo BR 101 Sul, que contempla os distritos de Rio Quartel e Desengano, é voltado para a parte de citrus, e agora chega a laranja ao polo que já cultiva o limão. A laranja tem boa aceitação de mercado, podemos observar várias empresas na região que fazem o processamento da fruta para a comercialização do suco, e, esse potencial no mercado traz aos produtores mais uma possibilidade de diversificação da renda”, ressaltou o secretário.
Recentemente, a tangerina ponkan foi introduzida ao Polo Alto São Rafael, na região de São Judas, que já cultiva a uva.
Além disso, o Programa Municipal de Fruticultura conta com outros três polos: o Distrito Farias que cultiva o cajá manga anão; no Polo Baixo São Rafael (localidades Córrego Dr. Jones, Humaitá e Bagueira), a goiaba; e o Polo Litoral (Pontal do Ipiranga, Regência, Povoação e Bebedouro), o açaí. Exceto o Polo Litoral que está previsto dar frutos a partir de 2024, os quatro demais polos já estão em produção.