Conheça o programa da Suzano que transforma o pós-colheita em mudança social

Programa Pontas e Galhos entra em nova fase. Ação gera renda extra para mais de 400 pessoas e suas famílias no norte do ES

Nas áreas da Suzano, quando a colheita termina, começa uma ação que traz benefícios sociais e de geração de renda. Trata-se do Programa Pontas e Galhos, que prevê a doação desses insumos.

O material doado é recolhido por associações, fomentando o emprego e o combate à pobreza no norte do Espírito Santo. A empresa e as associações comunitárias acabam de celebrar a continuidade dessa ação que, em 2021, representou renda extra para 441 pessoas e suas famílias.

O termo assinado com as associações deixa o Programa Pontas e Galhos ainda melhor. As atualizações incluíram demandas trazidas nos encontros periódicos realizados com os próprios beneficiados, como o enriquecimento da especificação dos insumos disponibilizados. A ação aquece a economia local. Só no ano passado, essa parceria gerou mais de R$ 4 milhões para as associações participantes.

Benefícios

O Supervisor de Inteligência Patrimonial da empresa, Elian Carlos Marques Correia, lembra que, além da geração de emprego e renda, o projeto gerou outros benefícios para as comunidades do entorno das bases florestais da empresa.

“Para participar, as associações precisaram estar legalmente constituídas, incluindo questões fiscais. Essa regularização já representa um benefício”, destacou. “Trabalhamos sempre com foco na humanização dos processos e aproximação com as comunidades. As associações, devidamente regularizadas, retiram o material e vendem para ceramistas, gerando assim oportunidade”, complementa.

É importante lembrar que toda a coleta é realizada com uniformes que protegem os coletores e padronizam as equipes, que utilizam equipamentos de segurança, como luvas, óculos, capacetes, perneiras e botinas.

Transformação social

O presidente da Associação de Lenhadores do Braço do Rio (Conceição da Barra), Genilson Leonídio, avalia que o Programa Pontas e Galhos é estratégico no desenvolvimento da região. “Considero essa iniciativa muito importante, pois ajuda no sustento de muitas famílias. Agradecemos a empresa por essa parceria que contribuiu para a mudança da realidade social em nosso município”, disse.

A iniciativa é desenvolvida pela Suzano em consonância com a meta de tirar 200 mil pessoas da pobreza nas áreas de suas operações. A ação também está alinhada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de erradicação da pobreza e fomento ao emprego digno. A atuação social da Suzano retirou mais de 9 mil pessoas no Espírito Santo da linha da pobreza em 2021. Para conhecer outras iniciativas sociais da empresa, acesse: https://www.suzano.com.br/sustentabilidade/comunidades/

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore.

Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel.

Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países.

Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: https://www.suzano.com.br