Neste sábado (22) serão revelados os campeões da 19ª edição do Concurso Conilon de Excelência da Cooabriel Edição 2022.
A solenidade será realizada no Cerimonial Dutra D´Mello, em São Gabriel da Palha, e contará com a presença de cerca de 250 convidados, entre eles finalistas do concurso e seus familiares, potenciais produtores, diretores e equipes da Cooabriel, representantes de empresas parceiras e autoridades do cooperativismo e do agronegócio.
O ranqueamento dos Top 10 do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel acontecerá na manhã do sábado (22), em São Gabriel da Palha e contará com a presença de dez provadores altamente qualificados e equipes de apoio. Os árbitros, que são renomados em toda a cadeia produtiva do café, mas especialmente nos canéforas, avaliarão diversas características e atributos das amostras finalistas, como sabores marcantes, nuances, aroma, doçura, entre outras.
Na direção da prova de ranqueamento estará um dos grandes nomes em análise sensorial de cafés especiais, Silvio Leite, que é especialista em classificação, degustação e controle da qualidade do café, com mais de 40 anos de carreira e ampla experiência internacional.
Tendo em vista a grande visibilidade que o concurso obteve no ano de 2021, quando a pontuação dos cafés finalistas alcançou números expressivos e até surpreendentes, Silvio fala sobre a importância deste concurso para a evolução dos canéforas no mercado:
“Estou muito feliz em participar novamente das finais desse concurso tão significativo para o mercado brasileiro. Os cafés canéforas estão tendo uma exposição jamais vista no planeta. Nunca existiu nada semelhante. Apresentam sabores nunca antes vistos em termos de qualidade. Devido aos processos bem feitos, a bebida tem sido muito especial e diferenciada. Semelhante ao que ocorreu ano passado, temos expectativa de que outros lotes passam aparecer com essa grandeza para romper fronteiras e quebrar paradigmas. São cafés limpos e transparentes e lembram muito frutas secas, amêndoas, alguns com toques alcóolicos. Esses sabores nunca foram vistos. Temos uma missão importante de ajudar a selecionar os grãos para levar para os mercados nacional e internacional. Vale ressaltar que neste ano, há novamente um alto nível dos profissionais envolvidos”, afirmou Silvio.
A coordenadora do comitê do concurso, Júlia Partelli, que é degustadora e R- Grader da Cooabriel, afirma que é grande a expectativa para o evento. “Estamos a poucos dias de conhecer os grandes campeões do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel 2022. Há uma grande expectativa, pois os cafés mostraram características relevantes e ainda melhores que em 2021. Diante disso, há a possibilidade de se alcançar pontuações altíssimas, assim como no ano passado. Ao trazer árbitros renomados para a grande final do concurso, queremos atestar a qualidade desses cafés especiais, bem como reafirmar a grandiosidade e relevância deste concurso do Cooabriel”, disse.
O Concurso Conilon de Excelência foi criado pela Cooabriel em 2003. Esta é a 19ª edição desta iniciativa que objetiva reconhecer e coroar os esforços dos cooperados, que se dedicam continuamente a implantar melhorarias e aperfeiçoar seus processos de colheita e pós-colheita e isso, por consequência, se reflete na qualidade dos cafés produzidos.
Finalistas
Os finalistas foram selecionados a partir de 95 amostras de cafés inscritas, produzidos por cooperados, na safra de 2022, através de métodos de produção e sistemas de secagem variados e são provenientes de regiões do Espírito Santo e da Bahia.
Os 10 classificados receberão R$100 mil em prêmios, além de diferencial agregado em leilão. O Leilão será realizado de forma online, por meio de uma plataforma estruturada, no mês de novembro.
Confira abaixo a lista dos finalistas, unidade, propriedade de origem do café e sistema de preparo: