O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES) é um dos finalistas, entre os 354 inscritos em todo o Brasil, do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, realizado pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – Febrafite.
O projeto, único capixaba na final, é o “Conhecer para Crescer”, que vem, desde 2005, conscientizando socialmente o cidadão e reduzindo a desinformação no meio rural.
A iniciativa tem como objetivo informar aos homens e mulheres do campo sobre seus direitos e deveres, com foco na legislação previdenciária. O programa é itinerante e a cada ano tem multiplicado suas interações de educação tributária por somar forças com outras instituições parceiras que tenham o mesmo propósito de levar a educação tributária e fiscal.
Letícia Simões, superintendente do SENAR-ES, fala sobre a importância desse reconhecimento nacional. “Para nós do Senar, ser o único representante do “Sistema S”, além do único capixaba nessa final, que é tão concorrida, tem um enorme significado. É um reconhecimento para toda a equipe de colaboradores que se empenha para levar informação para o campo, envolvendo parceiros, interlocutores, formadores de opinião e público-alvo, proporcionando perspectivas necessárias de conhecer para crescer”, diz.
Os 18 selecionados participarão da solenidade no dia 29 de novembro, na Embaixada de Portugal, em Brasília, quando serão anunciados os nove vencedores da edição que comemora os dez anos da premiação nacional.
O projeto
Anteriormente, o SENAR em parceria com o INSS, no projeto nacional intitulado “Cidadania Rural”, promovia somente o conhecimento da legislação previdenciária rural (benefícios e custeios), conscientizando o produtor rural em cumprir com os seus deveres de contribuinte, sem abdicar dos seus direitos como cidadão.
Com o passar do tempo, surgiram interesses desse público beneficiado em outros temas
correlacionados a questão tributária. Nascendo, assim, em formato dinâmico e itinerante, o projeto “Conhecer para Crescer”, tornando oportuno e pertinente levar, além das informações previdenciárias, outras que impactam a vida da atividade econômica desse segmento, proporcionando informações de relevância social, provocando o cidadão do meio rural a ser participativo na comunidade.
Neste contexto, o SENAR-AR/ES, assume, com presteza e eficiência, o seu papel de organizar conteúdos, desenvolver materiais instrucionais, formar parcerias e levar informações atualizadas aos produtores e pessoas ligadas ao meio rural, que contribuem para sua existência e o cumprimento da missão institucional.
Sobre o Senar-ES
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desperta a população do campo com oferta de ações de Formação Profissional Rural, Atividades de Promoção Social, Ensino Técnico de Nível Médio, presencial e a distância, e com um modelo inovador de Assistência Técnica e Gerencial.
Criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e administrada por um Conselho Deliberativo tripartite, composto por representantes do governo federal e das classes trabalhadora e patronal rural.
No Espírito Santo, vincula-se à Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), sendo dirigido por um Conselho Administrativo composto por representações das Classes de Produtores e de Trabalhadores Rurais do Estado e um representante do SENAR Central. Para mais informações.