O Corpo de Bombeiros Militar de Aracruz recebeu uma das 15 viaturas de bombeiro em padrão europeu disponíveis para o Estado.
A viatura foi apresentada no último simulado de preparação para gerenciamento de desastres, realizado na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, no Centro de Aracruz.
A viatura chamou a atenção pela quantidade e qualidade dos equipamentos que carrega. A aquisição dessas viaturas foi feita por meio de uma licitação internacional, em um trabalho conjunto entre especialistas do Corpo de Bombeiros, engenheiros e projetistas da Iturri, uma grande fabricante de veículos da Espanha.
As viaturas
As viaturas são do tipo misto, conforme a classificação europeia. São compostas por chassis Scania P280 com tração 4×4, comprimento total curto e entre eixos reduzido, ângulos de ataque e saída bem amplos e relação peso potência favorável, o que as faz as viaturas serem voltadas para a utilização em ambientes urbanos e ainda com possibilidade de emprego em estradas de chão.
Uma comissão de oficiais da Corporação tem visitado a fabricante para inspecionar o protótipo e o processo de fabricação dos 14 outras viaturas. Nestas visitas são validados soluções, instalações e equipamentos do veículo além de testes dos sistemas.
Os veículos são entregues completamente equipados para operações de combate a incêndio e salvamento. Com capacidade de 3000 litros de água, 300 litros de líquido gerador de espuma, ferramentas hidráulicas de desencadeamento com motor elétrico e a combustão, kits de salvamento em altura, gerador elétrico, escadas, mangote de alta pressão e muito mais.
Esta aquisição e toda a equipagem e soluções implementadas deixam os veículos dos bombeiros militares capixabas entre os melhores do Brasil.