Dobradinha venciana. Estudantes da EEEM Maria Dalva Gama Bernabé, escola do Bairro Rúbia, em Nova Venécia, ficaram em primeiro lugar no Programa Shell de Educação Científica de 2022 e os estudantes da EEEFM Alarico José de Lima, escola do Distrito de Guararema, conquistaram o segundo lugar. Ambos os projetos tiveram a orientação do Professor de Física, Fabrício de Sá, professor das duas escolas.
Ao todo concorreram 32 escolas provenientes de 20 municípios capixabas que participaram do programa que traz a metodologia global Shell NXplorers
O programa busca desenvolver o pensamento crítico na resolução de problemas utilizando o método de aprendizagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), com foco em três principais temáticas: energia, água e alimento.
A equipe da escola Maria Dalva, chamada SunPower, conduziu um projeto que visa a sustentabilidade e autonomia do aluno, elaborando um projeto piloto de um ponto de carregamento móvel de celular com energia solar para pontos de ônibus.
Os alunos e seus responsáveis foram contemplados com uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer o Museu do Amanhã, lugar onde ocorrerá a cerimônia de reconhecimento. A premiação ocorrerá no dia 1º de dezembro.
Nela os alunos terão a oportunidade de apresentar o projeto para uma banca composta por executivos da Shell Brasil e influenciadores de divulgação científica como Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia e Laura Marise, do canal Nunca vi um Cientista.
Além disso, o Projeto SunPower foi qualificado como Projeto Excepcional e por isso foi indicado para o Global NXplores Inspiration Awards, prêmio global do Programa Shell de Educação Científica, onde concorrerá com projetos desenvolvidos por estudantes de diversas partes do mundo.
Para saber mais sobre o projeto desenvolvido pelos estudantes, entre no site.
SunPower – O futuro é agora
Escola de Guararema na etapa Global
Os estudantes da EEEFM Alarico José de Lima, escola do Distrito de Guararema, conquistaram o segundo lugar, e garantiram a hegemonia de Nova Venécia no Programa Shell de Educação Científica de 2022.
O projeto desenvolvido também pelo professor de Física, Fabrício de Sá, com a equipe Apolo Alarico, da 3ª série do Ensino Médio, denominado Alerta de Enchente com Energia Solar, foi pensado como uma forma de monitoramento das águas para avisar os moradores da comunidade de possíveis enchentes.
A comunidade sofre com enchentes há décadas e no início de 2022 muitos moradores perderam móveis, roupas e alimentos. Na ocasião, a escola perdeu um prestador de serviços, que morreu tentando recuperar o carro levado pela correnteza, tamanha a força das águas.
O objetivo principal é impulsionar o desenvolvimento nos jovens da capacidade de produzirem mudanças positivas no mundo. Além disso, aproxima a escola da comunidade e da realidade dos estudantes.
Com a conquista, a equipe também foi selecionada para participar do Global NXplores Inspiration Awards, etapa global do Programa Shell de Educação Científica, na categoria Projetos Excepcionais.
“O programa NXexplorer da Shell auxilia a elaboração e execução de projetos de sustentabilidade por meio de metodologias ativas em 18 países e é muito gratificante, motivo de felicidade e orgulho estar entre os premiados. Como gestora, professora e educadora, valorizo e incentivo muito os projetos desenvolvidos pelos professores e alunos, pois sei o quanto são importantes para a solução de problemas reais, que vão impactar a vida das pessoas e contribuir para a transformação da sociedade e para uma educação pública cada ve melhor” disse Rosiane P. Lima, diretora da EEEFM Alarico José de Lima.