A Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que, diante dos ataques ocorridos nesta sexta-feira (25) em escolas em Aracruz, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU192 instalou o Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas junto ao Núcleo Especial de Regulação da Urgência e Emergência (NERUE).
Neste plano todas as portas de saúde para urgências e emergência de alta complexidade para atendimento são comunicadas e preparadas para atendimento à vítimas.
Segundo a Sesa, o SAMU192 atendeu, no total, 16 vítimas, sendo constatados 3 óbitos no local.
O Hospital Estadual Dr. Jayme dos Santos Neves recebeu 3 mulheres, com idades entre 52, 45 e 38 anos, sendo 2 transferidas por helicóptero e 1 por ambulância terrestre. Todas apresentam perfurações no corpo, passaram por cirurgia e o estado de saúde é grave.
O Hospital Estadual N.Sra. da Glória “Infantil de Vitória” recebeu 2 crianças, sendo 1 criança, de 11 anos de idade, do sexo masculino, com perfurações no abdome e estado de saúde gravíssimo, e 1 criança, de 14 anos de idade, do sexo feminino, apresentando perfuração no crânio, entubada, em estado gravíssimo. Essa segunda criança recebeu o primeiro atendimento no Hospital São Camilo.
Hospital Estadual de Urgência e Emergência “São Lucas” recebeu 1 mulher, de 58 anos, apresentando três perfurações por arma de fogo em membros inferiores. Ela foi submetida a exames laboratoriais e de imagem. O estado de saúde é estável.
As demais vítimas foram atendidas e liberadas sem apresentar gravidade.