Um levantamento prévio, feito pela Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia, estima que, ao menos, 15 barragens se romperam em território veneciano, entre o último domingo (18) e esta segunda-feira (19), devido às chuvas. O número pode ser ainda maior, já que a pasta ainda não concluiu os levantamentos.
De acordo com o secretário Bruno Pilon Bastianello, a situação ainda é preocupante, já que algumas barragens ainda estão com a cota de água acima do limite de segurança e apresentam riscos de rompimento.
Outra preocupação é em relação ao tempo. Institutos meteorológicos apontam que não haverá chuva volumosa nesta terça-feira, porém a partir dessa quarta-feira (21) deve chegar volume considerável de chuva em Nova Venécia e região.
“Seguimos com os alertas aos nossos produtores rurais para que tenham atenção em relação à vazão de água de suas barragens. O momento é de abrir os vertedouros e monges e deixar essa água vazar porque quando uma barragem estoura pode ocasionar um efeito cascata, como vimos esses dias. Nesse momento é preciso olhar a vida das pessoas. Ainda temos previsão de chuva para nossa região nos próximos dias”, afirma Bruno Bastianello.