Mas um animal inusitado apareceu, na tarde deste sábado (11), na praia da Barra do Sahy, em Aracruz.
O animal, um jacaré, foi encontrado com a saúde debilitada. Ele foi levado para o Cereias, Centro de Reintrodução de Animais Selvagens de Aracruz.
Uma moradora da região viu o réptil e entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de Aracruz.
Uma equipe, que estava realizando a fiscalização da andada do caranguejo, foi até o local e fez a captura do jacaré. De acordo com o coordenador de fiscalização, Mateus Farina Gonçalves Benfica, o animal corria risco de morte.
Segundo o Cereias, o jacaré é um adulto, de aproximadamente 1,5m. Ele chegou na unidade desorientado, com espuma na boca, possivelmente por ter ingerido água salgada.
Segundo ainda o Cereias, provavelmente é um animal criado em cativeiro, pois se mostrou tranquilo na presença de humanos. Depois de recuperado, ele será reintroduzido na natureza em local protegido.
O Cereias tem a missão de devolver répteis, aves e mamíferos saudáveis à natureza, contribuindo assim com o combate ao tráfico ilegal da fauna, com a conscientização ambiental e com a preservação da biodiversidade. O Centro recebe aproximadamente 200 animais por mês, na maioria aves.