Este mês celebramos uma das maiores manifestações culturais do Brasil, o Carnaval. Tempo de folia e muita diversão, é a época em que as pessoas saem da rotina habitual. A Secretaria da Saúde (Sesa) orienta os foliões sobre a importância de se adotar cuidados à saúde, para garantir que os dias de comemorações sejam ainda mais especiais.
O primeiro e o mais importante, é colocar a vacinação contra a Covid-19 em dia.
No Estado, mais de um milhão de pessoas estão com esquema em atraso. A dica é procurar uma Unidade de vacinação mais próxima para garantir a sua segurança e dos demais foliões. A vacina está disponível para todos, a partir dos seis meses de idade, protegendo de crianças aos mais velhos.
“Se hoje estamos organizando nossas vidas para poder curtir o Carnaval, muito se deve às vacinas. Elas nos ajudaram a retornar ao novo normal durante a pandemia da Covid-19, então, nada mais fundamental que nos mantermos seguros, com os esquemas vacinais em dia”, ressaltou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
Reblin orienta ainda os pais e responsáveis que, antes de viajarem para brincar o Carnaval ou descansar, levem as crianças também para atualizar as demais vacinas de rotina que ainda estejam em atraso. “É a garantia da segurança de todos os pequenos também durante as festas”.
Alimentação e muita hidratação
Outra dica importante é em relação à alimentação. Para a referência em Nutrição da Sesa, Raiany Boldrini Christe, quem quer curtir o Carnaval deve priorizar uma alimentação saudável e equilibrada, além do descanso.
“Procurar realizar as principais refeições do dia leves, já que o calor e a intensa atividade corporal podem interferir na digestão, com frutas, legumes, hortaliças, carnes magras, grãos e cereais. Isso ajuda na digestão rápida e fornece energia ao corpo. Então, evitar alimentos gordurosos é uma ótima estratégia. Uma dica legal é levar com você oleaginosas, biscoitos, frutas secas e água”, aconselha a referência.
Além disso, mesmo durante as brincadeiras, a hidratação não pode ser esquecida. A profissional indica o consumo de ao menos três litros de água por dia. Junto a isso, ela ressalta ser importante também que se respeite o período de descanso, “uma vez que o sono auxilia o corpo na recuperação da energia e da saúde”, disse.
Bloco da segurança
Aqui uma dica também muito importante, pular o Carnaval com segurança e não esquecendo do uso da camisinha. Cuidados que evitam a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis, (IST’s), e também previne de uma gravidez indesejada.
Por vezes silenciosas, por não apresentarem sintomas, as IST’s são transmitidas via relações sexuais vaginal, anal ou oral. A médica da Coordenação Estadual de DST/Aids da Sesa, Bettina Moulin, ressalta a importância do uso de preservativos. “Entre as doenças, estão o HIV/Aids, Sífilis, Gonorréia, hepatite, HPV e várias outras. A melhor forma de prevenção é usar o preservativo peniano ou vaginal nas relações sexuais e, se possível, reduzir o número das parcerias sexuais”, disse Bettina.
A médica orienta que, em caso de alguma situação de risco, como contrair uma IST, a população deve procurar uma Unidade de Saúde para a realização das testagens disponibilizadas. Ela informa ainda que nas Unidades há a dispensação gratuita de preservativos.
Mais dicas
- Use protetor solar, como forma de evitar queimadura durante as festas;
- Escolha bem as roupas, uma dica é optar sempre por tecidos leves e modelos confortáveis;
- Não exagere em bebidas alcoólicas, pois elas podem provocar desidratação;
- Use camisinha, além de prevenir uma gravidez indesejada, ela protege contra as IST’s;
- Descanse, pois se não descansar, em algum momento o corpo dará sinais de cansaço. Tirar um bom cochilo durante o dia já ajuda.
Fonte: SESA