A partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a CBF instituiu que as competições amadoras no Brasil podem ser mistas.
Isto significa que as atletas poderão fazer parte de equipes masculinas e que equipes exclusivamente femininas poderão participar de competições masculinas, a critério de cada entidade organizadora.
A nova regra poderá ser aplicada em todas as categorias, da iniciação esportiva ao futebol amador adulto.
A técnica da Seleção Brasileira Feminina de futebol, Pia Sundhage, aprovou a iniciativa da CBF. Ela classificou como “fantástica” a adoção do futebol misto no país.
Além de oficializar a prática do futebol misto em competições de caráter amador, a CBF inovou ao instituir o “Mecanismo de Dispensa Etária do Futebol Misto” (MDE).
Por meio deste instrumento, atletas e equipes femininas de uma determinada categoria poderão participar de competições mistas em uma faixa etária inferior.
Por exemplo, meninas com até 17 anos (Sub-17) podem ser autorizadas a participar de competições mistas, com meninos de até 13 anos (Sub-13), a critério da entidade organizadora que utilizar o MEC como referência no regulamento específico de suas competições.
Fonte: CBF