Mal tempo, ventos fortes e aves são os motivos mais comuns que fazem um avião arremeter. Arremeter é o procedimento no qual o piloto de uma aeronave acelera, retomando o voo, depois de falhas no procedimento do pouso.
O Aeroporto de Vitória já registrou diversas invasões de animais na pista, como capivaras, cachorros e até aves, mas nada parecido com a invasão de caranguejos registrada na noite desta segunda-feira (20).
Por volta das 23h, o comandante da aeronave da GOL, voo G32094, reportou a presença de “muitos deles” na pista.
“Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco a nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista, acredite se quiser.” disse o piloto aos passageiros.
Em nota oficial, a empresa que administra o aeroporto informou que foi localizado um caranguejo na pista. “A Zurich Airport Brasil informa que foi verificada a presença de 1 caranguejo na pista. A equipe de fauna do aeroporto foi acionada. Este é o procedimento padrão previsto para esses casos. Logo após a retirada do animal, as operações seguiram regularmente. A aeronave do vídeo pousou cerca de 10 minutos depois do speech do comandante, que não retratou a realidade da situação. Ocorrência por volta de 23h10 de segunda-feira”. disse a empresa.