A Cooabriel realizou nesta sexta-feira (24), a Assembleia Geral Ordinária (AGO) 2023. O evento, que chegou à sua 59ª edição, registrou público recorde, recebendo aproximadamente 3.000 pessoas. Dentre essas estavam cooperados, visitantes e autoridades, que se reuniram na área do armazém sede da cooperativa, em São Gabriel da Palha.
Em 2022, a Cooabriel registrou um faturamento recorde superior a R$1,8 bilhão, além de ter alcançado um marco histórico de recepção de safra, com 2.043.928 sacas recepcionadas, o que representa um crescimento de 33,16% no ano. Para apoiar esse crescimento, as estruturas de armazenagem foram ampliadas, com destaque para a conclusão da nova unidade de Águia Branca, com capacidade de armazenagem de 300 mil sacas.
Durante o evento, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, relembrou as origens da cooperativa. “A iniciativa dos 38 fundadores frutificou e hoje somos mais de 7.200 cooperados. Na eminência de completar 60 anos, os resultados demonstram que temos avançado. Ressaltamos que isso deve-se à união, ao direcionamento adotado e ao fato de os cooperados terem acreditado na filosofia da cooperativa”, ressaltou.
Na pauta do dia estava a apresentação de Plano de Atividades 2023, momento conduzido pelo superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi. “A Cooabriel está vivendo um dos melhores momentos de sua história, apresentando um crescimento sólido e sustentável. Isso deve-se, em grande parte aos nossos cooperados, que têm se empenhado para que juntos possamos conquistar resultados tão expressivos. O plano de atividades 2023 é um compromisso formal do que será construído ao longo do ano”.
Dentre as ações previstas estão o aumento das exportações e a internacionalização da marca e a construção da unidade de armazenagem de Camacã/BA. Em relação aos eventos, será realizada a 20º edição do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel e a edição de 2023 Feira de Agronegócios.
O superintendente reforçou a importância de os cooperados acompanharem as atividades e projetos da cooperativa. “Pedimos aos nossos cooperados que continuem acreditando e confiando nos projetos propostos, pois o trabalho está sendo feito de forma correta, honesta e os valores instituídos estão sendo plenamente cumpridos”, ressaltou.
Neste mesmo sentido, a cooperada, Sirlei Soares Lorenzoni, que também é membro do Núcleo Feminino da Cooabriel, considera ser fundamental ter participado deste momento de apresentação de resultados. “É importante estarmos sempre informados das notícias e ações. São muitos os motivos para participar, especialmente porque a cooperativa demonstra estar funcionando muito bem, apresentando ótimos resultados”, afirmou.
Já o cooperado Ismael Pires Amorim, que tem propriedade em São Gabriel da Palha/ES e produz cafés sustentáveis, comenta que aconteceram muitas mudanças positivas em sua propriedade desde que se tornou cooperado. Ainda de acordo com o produtor, “ao participar da Assembleia e tomar conhecimento da prestação de contas é possível perceber que a cooperativa tem atuado de forma transparente e demonstra estar no caminho certo”.
O diretor executivo do Sistema OCB-ES e vice-presidente do Conselho de Administração do Sebrae ES, Carlos André Santos de Oliveira, conhecido como Carlão, esteve presente no evento e acompanhado por uma comitiva formada por colaboradores do Sistema OCB-ES, saudou a todos os cooperativistas presentes e ressaltou os avanços apresentados pela cooperativa.
“Quero parabenizar à Cooabriel pelo trabalho excepcional realizado em 2022, que muito orgulha o cooperativismo capixaba. A todos os cooperados ressalto que vocês fazem a diferença. Apesar dos desafios que enfrentam, vocês, empreendedores rurais, movem a economia. Temos visto um cooperativismo cada vez mais pungente e nos orgulhamos disso”.
Presente no evento, o deputado federal Evair de Melo relembrou as iniciativas e ações da cooperativa ao longo dos anos.
“É possível ver que todos os esforços empenhados valeram a pena. Aproveito esta oportunidade para ressaltar o quanto é importante que as famílias ingressem no ambiente cooperativista”.
Em seu momento de fala, o secretário de Estado da Agricultura do Espírito Santo, Enio Bergoli, parabenizou a Cooabriel pelos 60 anos e pelos resultados apresentados. “Cumprimento à história contada e aprovada nesta assembleia, ela é fruto da ação de todos vocês, cooperados da Cooabriel. São poucas as organizações que completam este marco, assim como são poucas as organizações que aumentam o faturamento em 37%. Isso é cooperativismo em sua essência. Que este exemplo se multiplique para o cooperativismo capixaba como um todo”.
Sobras à disposição da AGO
O valor apresentado pela cooperativa como sobras à disposição da AGO foi de R$8.872.416,39. A assembleia votou pela destinação de 50% deste valor para investimentos e 50% como crédito em lojas para os cooperados.
Eleição do Conselho Administrativo
Durante a Assembleia, foram eleitos os integrantes do Conselho Administrativo.
Os membros eleitos do novo Conselho Administrativo da Cooabriel são:
Aldecyr Pinto Pirschner, Edimilson Calegari, Geraldo Camilo Pereira, Jonathan Rondelli, Luiz Carlos Bastianello, Nivaldo Mauri, Onivaldo Lorenzoni, Tiago Herzog da Silva,Verônica Kruger Wutke de Oliveira
Eleição do Conselho Fiscal
Os membros eleitos do novo Conselho Fiscal efetivo da Cooabriel são:
Efetivos
Gezio Cesar Gava , Gleison Marcos Nimer, Maicon Sossai
Suplentes
Guilherme da Silva Oliveira , José Carlos Tagliaferro, Ueber Lucio
Comenda Dário Martinelli
Durante o evento, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, recebeu das mãos da deputada estadual Raquel Lessa, a Comenda Dário Martinelli. Trata-se de uma importante homenagem da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, concedida a pessoas envolvidas na cadeia produtiva do café.