Com o objetivo de reduzir desigualdades sociais, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, conta com um robusto programa de investimento social.
O planejamento inclui oferta de qualificação profissional, educação de jovens com foco no fomento a negócios locais e articulação territorial para o emprego.
Só no ano passado, o Projeto Suzano nas Comunidades, em parceria com o Sesi/Senai, formou 1.321 pessoas em capacitações gratuitas em São Mateus e Conceição da Barra. Para 2023 serão 700 vagas em 35 cursos de curta e média duração, além de 2.000 vagas em 100 oficinas e minicursos.
As inscrições para os primeiros cursos já estão abertas, e são feitas in loco nas próprias comunidades da região. Até o dia 25 de cada mês é divulgada a tabela de cursos do mês seguinte. A confeiteira e empresária Fabiana Ferreira Leite foi uma das alunas do Suzano Comunidades e viu sua vida mudar após o curso de Confeitaria.
“Fazia bolo em casa e tinha o sonho de um dia fazer o curso de confeiteira. Hoje posso dizer que meu trabalho se divide entre antes e depois do curso. Agora já tenho encomendas e comprei até uma estufa fria para os produtos. Peguei meu diploma e hoje posso me orgulhar de dizer que sou confeiteira, só tenho a agradecer a Suzano”, conta.
Neste novo ciclo serão ofertadas oportunidades nos cursos de Confeitaria, Doces e Salgados, Elétrica Básica, Informática Básica, Costura Industrial Básica, Modelagem e Costura de Bolsas, Noções de Serviços Administrativos e diversos outros nas áreas de Alimentos, Automotiva, Gestão, Informática, Metalmecânica, Construção Civil, Eletroeletrônica e Vestuário. A carga horária varia de 20h a 80h.
“Essa parceria firmada entre o Sesi/Senai e a Suzano tomou proporção grandiosa para levar para as comunidades uma formação profissional. Os cursos representam uma mudança de qualidade de vida das pessoas, e muitos nos relatam que já vivem do produto que aprenderam a produzir ou aperfeiçoar. Nada disso seria possível sem a parceria da Suzano”, destacou a Diretora escolar do Senai São Mateus, Alecia Maria Almeida Toscano.
Compromisso social
Essa ação faz parte do Plano Social da Suzano, que prevê investimentos na região e potencializa o empreendedorismo, a autonomia financeira e qualidade de vida para comunidades prioritárias urbanas, rurais e tradicionais, gerando uma rede de oportunidades.
“Nosso foco é contribuir para que os jovens sejam capazes de assumir seu papel social na vida coletiva. A educação reduz desigualdades, sendo uma forma de integração do ser humano à sociedade, resultando em cidadania e qualidade de vida”, disse o Coordenador de Desenvolvimento Social na Suzano, Douglas Peixoto. “O foco é transformar as vocações da região em soluções para a geração de trabalho e renda, potencializando as oportunidades, conhecimentos e saberes e estimulando a criação e o fortalecimento de negócios locais”, complementa.
Uma das metas de longo prazo estabelecidas nos “Compromissos para renovar a vida” adotados pela Suzano é o aumento de 40% do índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todos os municípios prioritários. Outro objetivo é a retirada de 200 mil moradores das áreas de atuação da empresa da linha de pobreza.
Sobre a Suzano
A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável.
Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros.
A Suzano é guiada pelo propósito de renovar a vida a partir da árvore. A inovabilidade, que é a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais.