Pouco mais de três mil equipamentos médicos hospitalares doados pela Receita Federal foram entregues aos hospitais que compõem a rede da Secretaria da Saúde (Sesa), nessa quarta-feira (26).
Além dos hospitais, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Espírito Santo (Hemoes), o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) e o setor de Medicina do Trabalho da Sesa também foram contemplados.
Os equipamentos fazem parte de uma doação em mercadorias apreendidas da Alfândega da Receita Federal do Porto de Vitória (ALF/VIT).
Ao todo, foram doados 700 oxímetros, 1.168 termômetros, 1.350 aparelhos de pressão, 141 aparador de pelo, além de um refrigerador vertical de laboratório. Segundo a Receita Federal, esses equipamentos somam mais de R$ 187 mil.
O subsecretário de Estado de Atenção à Saúde, Tadeu Marino, destacou que os itens doados serão muito bem aproveitados por todas as unidades. “Agradecemos a doação por parte da Receita Federal, uma vez que são materiais importantes e de uso recorrente na rotina dos serviços de saúde. Tentamos oportunizar toda a rede para que todos pudessem receber as doações”, frisou.
Todas as unidades receberam os equipamentos e o refrigerador vertical foi encaminhado ao Hemoes. A entrega do material por parte da Receita Federal à Sesa aconteceu no último dia 14 de abril, em encontro com o delegado da Alfândega da Receita Federal do Porto de Vitória, o auditor-fiscal Douglas Costa Koehler, e a equipe dele para a formalização da doação e assinatura do Ato de Destinação de Mercadorias.