Cinco famílias foram as primeiras a receber as chaves de suas casas reconstruídas no novo bairro de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais.
As casas fazem parte do acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem da mineradora Samarco, em novembro de 2015.
De acordo com a Fundação Renova, as chaves começaram a ser entregues para famílias que manifestaram interesse. Ela também afirma que as mudanças acontecerão de forma gradativa, conforme a intenção dos moradores.
Segundo a entidade, os equipamentos públicos já estavam concluídos. A última estrutura finalizada foi a Estação de Tratamento de Esgoto.
De acordo com a Fundação Renova, 189 famílias devem ser reassentadas em Bento Rodrigues. Até o momento, 123 residências foram concluídas. Há casos judicializados, por falta de entendimento entre os atingidos e a Fundação Renova. Em Paracatu, 72 famílias e 46 residências estão prontas.
As residências são de padrão construtivo mais elevado do que as originais, cercadas por muros e alguns com churrasqueiras e piscinas, e lembram um condomínio.