O Brasil registrou, nesta segunda-feira (15), os primeiros casos de gripe aviária do país. As infecções foram encontradas em aves marinhas silvestres nas cidades de Marataízes e Vitoria, no litoral do Espírito Santo.
O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, que declarou estado de alerta para a mobilização do setor privado e dos serviços veterinários.
As medidas de prevenção foram intensificadas para conscientizar a população e os criadores de aves. Todas as suspeitas de casos da doença devem ser notificadas imediatamente, com reforço na biosegurança da produção avícola.
Apesar do registro, o Ministério da Agricultura informa que as notificações em aves silvestres não afetam a condição do Brasil como um país livre da gripe aviária e que o comércio internacional deve ser mantido.
No entanto, dependendo das investigações e do cenário epidemiológico, novas medidas sanitárias podem ser adotadas pelo Ministério da Agricultura e pelos órgãos estaduais agropecuários para proteção da avicultura nacional.
A gripe aviária é causada por um vírus que infecta aves, principalmente aves domésticas como frangos, perus e patos. Embora seja rara em humanos, a doença pode ser grave e levar à morte. Os sintomas incluem febre, dores musculares, tosse e dificuldade respiratória. A gripe aviária é transmitida pelo contato com aves infectadas ou superfícies contaminadas por suas fezes e secreções.