“O esporte sempre fez parte da minha vida e com o apoio de Portocel fica mais fácil participar da competição. Eu me reencontrei depois que comecei a competir, graças ao patrocínio do porto, que é um grande incentivo para os atletas”. O relato é de Wanderson Rodrigues, o Leão, que é trabalhador da construção civil e triatleta.
Juntamente com os atletas Richardson de Souza Machado e Nadia Pretto, ele está entre os competidores que contam com o patrocínio do porto para participar do Ironcruz Portocel Endurance Triathlon, prova a ser realizada no dia 17 de junho, em Aracruz.
Como principal patrocinador do evento esportivo, Portocel avalia que viabilizar a participação de atletas locais na competição contribui para incentivar o esporte, que exige determinação, superação, reforça a saúde e a excelência, valores que fazem parte da rotina do porto. “Apoiar competições esportivas, criando oportunidades para atletas talentosos, contribui para o fortalecimento do esporte e a valorização de competidores locais”, destaca Alexandre Billot Mori, gerente executivo do Portocel.
“Fiquei muito feliz com a oportunidade de ter o patrocínio de Portocel mais uma vez. O triathlon é uma das coisas que mais gosto de fazer e acredito que tenho potencial para alcançar um resultado melhor em relação à prova de 2022. Estou treinando muito para isso e me sinto honrado com o patrocínio e o incentivo de Portocel”, enfatiza o triatleta Richardson de Souza Machado.
A atleta Nadia Pretto vai participar da competição pela primeira vez e está empolgada com a oportunidade. “Participar do Ironcruz Portocel com o patrocínio do porto é um privilégio para mim. Estou treinando bastante para ter uma boa colocação na equipe feminina”, afirma ela que, assim como Leão e Richardson, é da região de Aracruz. Os atletas locais têm a oportunidade de competir ao lado de triatletas de ponta no cenário do esporte.
O Ironcruz Portocel espera reunir cerca de 200 competidores de várias partes do Brasil e até um representante do Chile. A prova vale pontos para o ranking mundial da modalidade, o PTO World Ranking, da Associação dos Triatletas Profissionais, que ranqueia os 100 melhores atletas profissionais do mundo, e vai oferecer cerca de R$ 60 mil em prêmios. A premiação só não é maior que a da prova Ironman Brasil, segundo destaca Gabriela Engel, organizadora do evento.
Realizado na Barra do Sahy, o Ironcruz Portocel tem 1.700 m de natação em mar aberto, 60 km de bike (sem vácuo) e 15 km de corrida. Esta será a terceira edição do evento que, este ano, conta com uma opção de distâncias menores: o Fast Ironcruz Portocel, com 850 m de natação em mar aberto, 35 km de bike e 6 km de corrida, além de uma prova para as crianças. Saiba mais.
Sustentabilidade
Principal patrocinador do evento, o Portocel, por meio da sua área de Sustentabilidade, promoverá atividades de educação ambiental, incluindo sensibilização e consumo consciente envolvendo voluntários da empresa focados em multiplicar boas práticas de cuidados com o meio ambiente. A equipe do terminal promoverá, ainda, atividades de lazer e esporte para o público infantil, iniciativa que conta com o apoio do projeto Jovens em Ação e Ecoagentes Ambientais.
Sobre Portocel
Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano de cargas, Portocel é reconhecido por sua eficiência na movimentação de produtos florestais e outras cargas, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de oil & gas.
O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra. Com localização privilegiada no município de Aracruz, o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país.