Comunidades indígenas realizaram protestos e bloquearam três pontos de rodovias estaduais em Aracruz, na manhã desta terça-feira (30). As manifestações ocorrem no dia em que deve ser votado na Câmara dos Deputados um projeto sobre a demarcação de terras indígenas, chamado Marco Temporal.
Os trechos que ainda estão bloqueados são: Rodovia Primo Bitti, na altura da Aldeia Irajá, próximo ao campo de futebol; ES 257 (Pau Brasil), próximo ao trevo da fábrica; e ES 010, próximo à Aldeia Boa Esperança. Não há previsão para que esses trechos sejam liberados.
A Polícia Militar está acompanhando a manifestação e tentando negociar com os indígenas. Os locais foram fechados com pneus, galhos e fogo. Apenas veículos de emergência têm permissão para passar.
Os protestos acontecem no dia em que está prevista a votação do Projeto de Lei (PL) 490/2007, o PL do Marco Temporal, na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposta determina que somente serão demarcadas as terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Caciques das comunidades indígenas expressaram preocupação com a possível aprovação do projeto.