No dia 1º de julho, uma parceria de 38 anos entre o SBT e o Grupo João Santos, da Rede Tribuna, será encerrada. A decisão de não renovar o contrato partiu da emissora de Silvio Santos, motivada pela situação de recuperação judicial enfrentada pela holding desde o final de 2022, quando o processo foi aprovado pela Justiça.
A informação foi confirmada pela gerência de Comunicação do SBT. A emissora informou que está em busca de um novo parceiro para a transmissão no Espírito Santo.
O Grupo João Santos possui uma ampla atuação em diversos setores, além da Rede Tribuna. A empresa está presente nos ramos sucroalcooleiro, de transportes, de cimento (Nassau), papel e celulose. Vale destacar que foi o Grupo João Santos o responsável pela produção do cimento utilizado na construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Com o término da parceria, o SBT deixará de ser transmitido pela TV Tribuna a partir do dia 1º de julho. Essa mudança abre espaço para a entrada de novos players no mercado televisivo capixaba.
Nos bastidores, há informações de que o empresário capixaba Rui Baromeu, proprietário da Rede Sim e de outras rádios no Brasil, estaria buscando se tornar o novo concessionário do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
As negociações entre Rui Baromeu e o Grupo Massa, liderado por Carlos Massa, conhecido como Ratinho, do Paraná, estariam em andamento para viabilizar essa possível parceria.