A equipe médica informou, no final da manhã desta segunda-feira (12), hora de Roma, que o decurso pós-operatório do Santo Padre mantém-se regular, observando as prescrições médicas.
Papa Francisco continua a se alimentar normalmente. Nesta manhã, recebeu a Santa Eucaristia e, sucessivamente, se dedicou às atividades profissionais.
Já na noite de ontem, domingo (11), a Sala de Imprensa da Santa Sé informou no Telegram que o Papa Francisco tinha passado bem a tarde, inclusive “conseguiu dar alguns passos”.
Ele também “dedicou-se ao trabalho por algumas horas, intercaladas com descanso e oração.”
A operação
A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa Francisco fez uma cirurgia que durou três horas, mas foi realizada sem complicações. Leia o comunicado:
“No final da Audiência Geral, o Santo Padre se dirigiu ao Hospital Universitário A. Gemelli onde, no início da tarde, será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. A operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência no hospital durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa.”