Em sessão, a Câmara Municipal de Baixo Guandu aprovou, por uma maioria de 9 votos a favor e 3 contrários, um Projeto de Lei que autoriza o município a contrair um empréstimo de R$ 30 milhões junto ao Banco do Brasil. O empréstimo terá carência de um ano para o início do pagamento.
Antes da sessão, o prefeito Lastênio Cardoso recorreu às redes sociais para explicar que o dinheiro seria utilizado para pagar uma dívida deixada pelo ex-prefeito, com juros menores. Ele garantiu que a atual gestão não deixará dívidas para a administração seguinte.
No entanto, durante o processo de votação na Câmara Municipal, o líder do prefeito, vereador Juscelino Hencke, apresentou uma perspectiva adicional. Segundo Hencke, além de quitar a dívida do antecessor, o prefeito Lastênio poderá utilizar parte dos recursos para a realização de obras.
Cabe agora ao executivo municipal apresentar um planejamento detalhado sobre como pretende empregar os R$ 30 milhões, uma vez que a justificativa no Projeto de Lei aprovado autoriza o prefeito a fazer a amortização de dívidas, realizar obras de infraestrutura, investir em energia fotovoltaica e promover obras de saneamento básico.