Um protótipo de micro-ônibus autônomo foi apresentado pela multinacional brasileira Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus, nesta quarta-feira (14), em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, sede da empresa. O micro-ônibus é o 1º da América Latina e foi realizado em parceria com a startup capixaba Lume Robotics, apoiada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
O desenvolvimento do protótipo, com capacidade para 21 passageiros, tem apoio financeiro da Fapes, no valor de R$ 300 mil. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) por meio do Edital Tecnova II, e conta com um sistema robótico avançado para trafegar de modo autônomo em situações específicas, como circuitos fechados de baixa velocidade.
Para Rânik Guidolini, diretor executivo da startup, o primeiro micro-ônibus autônomo do hemisfério sul é um marco tecnológico. “Graças à parceria da Lume e a Marcopolo, o Brasil se coloca no seleto grupo de países que dominam a tecnologia. Estamos falando de um projeto capaz de entregar ganhos de segurança e eficiência operacional aos sistemas de mobilidade”, avalia.
O diretor executivo também comentou que sem o recurso financeiro recebido da Fapes não conseguiria alcançar o resultado: “o apoio da Fapes foi fundamental devido à contribuição com o projeto, o aporte financeiro, e também na validação da capacidade técnica da equipe em executar o projeto. Com certeza sem o apoio financeiro, por meio do Edital Tecnova, não conseguiríamos alcançar esse resultado que é, sem dúvida, um marco para o desenvolvimento tecnológico do Espírito Santo”, afirmou.
O veículo, que é resultado de um trabalho de dois anos de estudos e está em fase de construção, apresenta nível 4 de automação, o mais elevado do mundo. A Lume Robotics foi responsável pela elaboração do sistema do micro-ônibus, que iniciou o ciclo de testes em dezembro de 2022. Em março deste ano, aconteceram os testes com passageiros na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e na ArcelorMittal Tubarão, parceira do projeto.
“Foi um dia histórico para a inovação tecnológica capixaba e esse projeto só reforça o potencial do Estado. É gratificante saber que uma tecnologia desenvolvida aqui já está no Brasil e na América do Sul, ainda mais sendo em uma área extremamente estratégica que é a inteligência artificial aplicada à mobilidade autônoma. Isso demonstra que estamos no caminho certo, oportunizando políticas públicas que impactam na vida do empreendedor, do pesquisador e do cidadão”, destacou o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes.
A Lume Robotics
A Lume Robotics é uma startup fundada em 2019 por pesquisadores participantes do Projeto IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile) do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), iniciado em 2009.
Com expertise em tecnologias avançadas, como redes neurais profundas (Deep Learning), Inteligência Artificial, visão computacional e robótica autônoma, a startup direciona seu conhecimento para desenvolver soluções que resolvam problemas práticos da indústria e da sociedade.
O Edital Tecnova
Voltado para projetos de inovação em fase de tração ou escala, o Programa de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova), realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fapes, oferece recursos financeiros para o desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos inovadores que envolvam riscos tecnológicos associados a oportunidades de mercado e que estejam relacionados a setores econômicos estratégicos para as políticas estaduais e federais.
A próxima edição do Tecnova está prevista para o 2º semestre de 2023.