A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberará, na próxima quarta-feira (26), a rede 5G para 102 novos municípios brasileiros. Dessa vez, a lista ganha destaque por incluir cidades portuárias como Paranaguá, no Paraná, Tubarão em Santa Catarina e Aracruz, no Espírito Santo.
Além das cidades portuárias, outros municípios estão inclusos nessa nova leva de expansão da rede. Altamira, no Pará, onde está localizada a usina de Belo Monte, faz parte da lista, assim como cidades voltadas para o setor agropecuário, como Toledo (PR), Sinop (MT) e Barretos (SP).
Atualmente, o 5G já está em operação em 199 cidades brasileiras, e para usufruir dos benefícios dessa tecnologia, é necessário possuir um smartphone habilitado para o 5G.
A quinta geração de redes móveis oferece velocidades até cem vezes mais rápidas do que a atual rede 4G, impulsionando a implementação de objetos conectados nas indústrias e fornecendo maior suporte para carros conectados, entre outros avanços tecnológicos.
A chegada do 5G a Aracruz representa uma grande oportunidade, uma vez que a conectividade avançada será um fator essencial para o desenvolvimento de atividades logísticas e comerciais do município.