Confirmando expectativa positiva da prefeitura de Vila Valério e dos expositores, a 2ª Agrinorte, Feira de Negócios Agrícolas 2023, encerrada no último sábado (22), supera a do ano passado em público e comercialização de produtos e serviços ofertados por empresas do setor agropecuário.
Segundo os organizadores, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo local nos 3 dias do evento, somado as vendas e o pós venda a feira movimentou entre 150 e 180 milhões de reais, superando o valor movimentado em sua primeira edição.
Apesar da chuva que caiu no primeiro e no último dia do evento, os produtores rurais marcaram presença, conhecendo a megaestrutura que foi montada dentro do Estádio Municipal “José Maria Mantovanelli” para receber os mais de 68 expositores, divididos em stands, ilhas e tendas.
O sucesso desta edição animou ainda mais o município a se concentrar em meios para garantir que a estrutura da Agrinorte do ano que vem continue sua escalada de ampliação, atraindo mais expositores e público, projetando cada vez mais a economia local e o nome da cidade, como referência para o mercado e produtores capixabas, no que se refere às feiras de agronegócio no Espirito Santo.
Visitante ilustre
Presente em Vila Valério para novos investimentos em parceria com a Prefeitura, quando assinou ordens de serviço que contemplam as áreas de saúde e educação, na tarde de sexta-feira (21), o Governador Renato Casagrande, acompanhado de sua comitiva e do prefeito Davi Ramos, visitou diversos stands e conversou com expositores presentes na 2ª Agrinorte e avaliou sua importância. “A Feira de Negócios Agrícolas da Prefeitura da Vila Valério desempenha um papel vital no estímulo, fortalecimento e desenvolvimento do setor agrícola da cidade e região, oferecendo oportunidade de negócios, capacitação e troca de conhecimentos, além de contribuir com a economia local” ressaltou Casagrande.
“acima de tudo é uma qualidade muito grande da oferta de serviços e produtos que a feira proporciona. Estou muito feliz de estar aqui e ver o povo trabalhador que tem nessa região”, disse o deputado federal Paulo Foletto.
Visita do Secretário
O Secretário de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli da Costa também passou pelo Município Valeriense no terceiro dia do evento, ressaltando a importância da AGRINORTE para a região norte e noroeste do Espírito Santo.
Em suas palavras o Prefeito de Vila Valério destacou a magnitude do evento: “A Agrinorte é sem dúvidas um marco para nossa cidade e região, entrará para o calendário de eventos do município pela sua grandeza e pelo volume de negócios que são feitos aqui no local. O empresário que participou da edição deste ano, tenho certeza que estará conosco nas próximas edições.”
Nesta segunda edição, a Agrinorte conseguiu movimentar em um único expositor o montante de 16 milhões de reais em venda de produtos e prestação de serviço. Ao todo 18 expositores fizeram valores de superiores a 1.5 milhão de reais, variando até a casa dos 5 milhões em vendas.
Expositores de menor porte com vendas de café, mel, cachaça, flores entre outros conseguiram vender um montante de até 37 mil reais. As empresas do seguimento de Energia Solar, em grande maioria saíram com no mínimo oitocentos mil reais em negociações. Os números mostram a importância e a proporção que a Agrinorte tomou para nossa região.
A Agrinorte é realizada pela Prefeitura Municipal de Vila Valério por meio da Secretaria de Agricultura.