Berço de cooperativas atuantes e significativas tanto no cenário capixaba quanto fora dele, São Gabriel da Palha passa agora a ser reconhecida com o título de ‘Capital Estadual do Cooperativismo’. A lei foi sancionada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande e foi publicada no Diário Oficial em 06 de setembro de 2023.
Cooperados Cooabriel em capacitação sobre cooperativismo -1966O município recebe o reconhecimento pelo fato de, desde o início de sua história, acolher e desenvolver o ideal cooperativista. Relatos dão conta de que ainda na década de 60, os munícipes já se reuniam para participarem de cursos de cooperativismo.
O desenvolvimento dessa cultura cooperativista latente foi uma das principais razões que incentivou o deputado estadual Wellington Callegari a propor o Projeto de Lei. O proponente ressalta que esse é um movimento que não se vê facilmente em outros lugares. “Trata-se de um município que trabalha a cultura e os valores do cooperativismo de forma mais intensa. São Gabriel da Palha tem muito a ensinar ao estado do Espírito Santo”, salienta.
Para o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, “o título de São Gabriel da Palha como Capital estadual do cooperativismo é um verdadeiro reconhecimento por toda a contribuição que essa cidade trouxe e traz para o fortalecimento e crescimento do movimento cooperativista em território capixaba. A história desse modelo de negócio, com toda a certeza, tem importantes capítulos escritos nessa localidade, que cada vez mais cresce e se fortalece”.
O diretor-executivo enumera algumas das razões que fazem jus ao título concedido. “Além de contar com a maior cooperativa de café conilon do Brasil, a Cooabriel, o município também é palco para o cooperativismo de crédito, com o Sicoob; educacional, com a Coopesg; e de Transporte, com a Coopcam, cooperativas que possuem sede no município. Isso sem contar com as outras cooperativas cujos produtos, serviços e impacto chegam até a região. Tenho certeza de que todas as cidades do Espírito Santo, assim como todas as cooperativas, se sentem muito bem representadas por São Gabriel da Palha.”, finaliza.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, considera que a concessão do título é motivo de orgulho.
“São Gabriel da Palha é realmente um município que está na vanguarda quando se fala em cooperativismo. Muito embora seja um município pequeno, tem um povo cooperativista, que trabalha em conjunto. Reiteramos nossos agradecimentos ao deputado Callegari e a todos os que se posicionaram favoravelmente a esse projeto”, reforça.