Para fomentar a economia local e fortalecer micro, pequenas e médias empresas, a Fundação Renova realiza a nova edição do Encontro de Negócios, do projeto +Gestão.
A ação tem o intuito de possibilitar oportunidades de negócios entre empreendedores do setor de comércio e serviços de Minas Gerais e do Espírito Santo e empresas compradoras. Com isso, visa favorecer a competitividade regional e divulgar os serviços disponíveis nos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG).
O evento gratuito e online terá datas específicas para os públicos de Minas Gerais e do Espírito Santo. Para os mineiros, as rodadas acontecem nos dias 16 e 17 de outubro; para os capixabas, nos dias 30 e 31 de outubro.
Na noite de abertura, a Fundação Renova apresentará as empresas compradoras, de segmentos como construção civil, tecnologia, gastronomia, hotelaria e gestão de projetos. Já o segundo dia está reservado às negociações entre compradores e fornecedores.
“Os empresários e comerciantes terão a oportunidade de se tornarem mais competitivos e sustentáveis em suas áreas. A iniciativa dá visibilidade para que eles exponham seus serviços, ao mesmo tempo em que contribui com a geração de emprego e amplia o alcance de contratações e vendas locais”, avalia a analista de Economia e Inovação da Fundação Renova, Jucilene Junia Martins.
As inscrições ficam abertas até os dias 11 de outubro, para a rodada de Minas Gerais; e 20 de outubro, para o encontro do Espírito Santo.
Projeto +Gestão
O Encontro de Negócios faz parte do programa de capacitação de empresas +Gestão, da Fundação Renova. O projeto de consultoria técnica tem a meta de qualificar mais de 400 micro, pequenas e médias empresas na região da bacia do rio Doce até dezembro de 2024. Em parceria com a DVF Consultoria, o objetivo é estimular o desenvolvimento socioeconômico local, promovendo a melhoria dos processos de gestão e o aumento da produtividade, por meio de bases sólidas de sustentabilidade, redução de custos operacionais, segurança do trabalho, ampliação de mercado e linha de crédito.
Com investimento de R$ 1,49 milhão, o +Gestão 2023 recebeu inscrição de 200 empresas, das quais selecionou 120, em 15 municípios e comunidades: Barra Longa, Governador Valadares, Ipatinga, Mariana, Periquito, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado e Timóteo, em Minas Gerais; Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Linhares (sede), Marilândia, Pontal do Ipiranga (distrito de Linhares) e Regência (distrito de Linhares), no Espírito Santo.
Encontro de Negócios
Projeto + Gestão – Edição Espírito Santo
Quando: 30/10, das 18h30 às 19h30; e 31/10, das 8h30 às 11h30
Onde: on-line
Inscrições: até 20/10, pelo link.
Projeto + Gestão – Edição Minas Gerais
Quando: 16/10, das 18h30 às 19h30; e 17 de outubro, das 8h30 às 11h30
Onde: on-line
Inscrições: até 11/10, pelo link.
Sobre a Fundação Renova
A Fundação Renova é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, constituída com o exclusivo propósito de gerir e executar os programas e ações de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
A Fundação foi instituída por meio de um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, os governos federal e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de uma série de autarquias, fundações e institutos (como Ibama, Instituto Chico Mendes, Agência Nacional de Águas, Instituto Estadual de Florestas, Funai, Secretarias de Meio Ambiente, dentre outros), em março de 2016.