Segundo um levantamento realizado pelo Bank of America, no mês de agosto, os shopping centers brasileiros registraram o fechamento de 127 lojas. O mês de julho havia apresentado um saldo positivo, com a abertura de 82 estabelecimentos.
O estudo, realizado em 146 shopping centers operados por empresas líderes do setor, como Multiplan, Iguatemi e Allos, revela que empresas renomadas enfrentam dificuldades financeiras e são obrigadas a tomar medidas extremas para tentar se recuperar.
Entre as que mais fecharam está a Polishop, que encerrou nove estabelecimentos no mês de agosto. Em seguida, estão Ponto, Imaginarium e Puket, todas com o fechamento de cinco lojas cada uma, entre julho e agosto. A Saraiva também não escapou dos impactos da crise e fechou quatro lojas em agosto.
Outras varejistas renomadas, como Camicado, Amaro, Marisa Lojas e Tok&Stok, também tiveram que fechar suas lojas em shopping centers devido ao cenário econômico.
No entanto, a rede de joias Vivara apresentou um saldo positivo, com a abertura de 12 lojas neste ano. A Vivara tem se beneficiado de seu público de alta renda. Além disso, destaca-se o desempenho positivo das empresas Carter’s e Natura, no mês de agosto.